Oásis

É uma área restrita no meio de uma região desértica onde ocorre fonte de água que favorece o desenvolvimento de vegetação local típica, como palmáceas (tamareiras e outras).

Os oásis têm uma grande importância para a sobrevivência da fauna e do homem do deserto por ser local de aguadas e de sombreamento.

Os tipos tradicionais de oásis aparecem em áreas escavadas pelo vento, onde o lençol d’água subterrâneo fica próximo do solo. Assim, por fendas nas rochas, a água dos reservatórios encontra um caminho até a superfície jorrando em fontes, sendo necessária para homens, animais e permitindo a irrigação de plantações de subsistências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma palmeira típica dos oásis é a tamareira. Ela cresce rápido no calor escaldante e tem raízes adaptadas para sugar a água das reservas subterrâneas. As técnicas de irrigação e a sombra das tamareiras permitem a cultura de vegetais resistentes ao sol forte, como grão-de-bico, amendoim, feijão, cenoura e cebola.

Oásis

Oásis

Por: Keilla Costa

Artigos relacionados

Altas montanhas e vegetação

Altas montanhas e vegetação, O que são montanhas, Qual é a montanha mais alta do mundo, A relação entre as montanhas e as coberturas vegetais do mundo.

Clima desértico

Saiba mais sobre o clima desértico, que apresenta paisagens áridas, com umidade baixíssima e altíssimas temperaturas durante o dia.

Domínios Morfoclimáticos

Domínios Morfoclimáticos, O que são os Domínios Morfoclimáticos, a importância dos domínios morfoclimáticos.

Florestas Temperadas

Florestas Temperadas, O que são Florestas Temperadas, onde se localiza as Florestas Temperadas, existe dois tipos de florestas temperadas, decíduas, indecíduas.

Placas tectônicas

Entenda as placas tectônicas. Saiba como elas se movimentam e a consequência desses movimentos. Conheça as principais placas tectônicas do mundo.

Relevo Submarino

Clique aqui e conheça as principais formas de relevo submarino!

Vegetação

Vegetação, elemento da paisagem, higrófilas, hidrófilas, xerófilas, plantas, vegetais, luz, calor, umidade, solo, hidrografia, ambientes aquáticos, Linha do Equador, florestas Tropicais, equatoriais, florestas Temperadas, coníferas, caducifólias, Estepe, Tundra, Pradarias.