Domínios Morfoclimáticos

A vegetação é um dos elementos morfoclimáticos
A vegetação é um dos elementos morfoclimáticos

Uma grande dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não se coincidem.

Assim, em determinado compartimento do relevo nem sempre o clima ou a vegetação são semelhantes em toda a sua extensão, como por exemplo, o planalto. E determinado tipo de clima pode abranger um planalto e uma planície, bem como vários tipos de vegetações.

Esse problema pode ser resolvido em áreas de transição, faixas de terra em que não há homogeneidade dos elementos naturais, há a presença de elementos de conjuntos diferentes, ou seja, há áreas em que ocorre certa semelhança, em toda a sua extensão, do tipo de clima, relevo, hidrografia, vegetação e solo.

Outra dificuldade para dividir um território em paisagens naturais é o fato de não existir nenhuma regra geral para isso. Não há nenhum elemento determinante a partir do qual se defina todo o conjunto. Antigamente, costumava-se considerar o clima (ligado às latitudes) como determinante, dividindo-se as paisagens naturais do globo em zonas tropicais, temperadas, subtropical e etc.

De vez em quando, outro elemento da paisagem natural, principalmente a vegetação ou em alguns casos o relevo, é mais importante que o clima para explicar o conjunto.

O clima não é mais estudado como dependente apenas da latitude, mas principalmente da dinâmica atmosférica, da ação das massas de ar. Temos como exemplo a caatinga e o clima semi-árido no sertão nordestino ou a cobertura florestal da porção litorânea do país, desde o nordeste até o sul.

Por causa disso, não se usa mais, mesmo para o Brasil, o termo zona e sim domínio – conjunto natural em que há interação entre os elementos e o relevo, clima ou vegetação, que são determinantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Keilla Costa

Artigos relacionados

Altas montanhas e vegetação

Altas montanhas e vegetação, O que são montanhas, Qual é a montanha mais alta do mundo, A relação entre as montanhas e as coberturas vegetais do mundo.

Caatinga

Conheça a Caatinga, um tipo vegetacional que só ocorre no Brasil. Saiba quais são suas principais características geográficas.

Clima

Compreenda o que é o clima, quais são as suas dinâmicas e os seus principais fatores e elementos determinantes.

Florestas Temperadas

Florestas Temperadas, O que são Florestas Temperadas, onde se localiza as Florestas Temperadas, existe dois tipos de florestas temperadas, decíduas, indecíduas.

Oásis

Oásis, O que é o Oásis, Onde se localiza os Oásis, os tipos de Oásis, as características de um Oásis, como é formado o oásis.

Paisagem

Confira o conceito de paisagem, sua utilidade e a diferença entre paisagem natural e paisagem humanizada.

Tipos de Relevo

Os tipos de relevo, suas formas e classificações.

Zonas polares

Zonas polares, Tundra, planeta, frias, infraestrutura, jazidas minerais, petróleo, Antártida, Antártica, temperaturas, verão, inverno, polo sul, polo norte, raios solares.