Correntes marítimas

As águas oceânicas realizam movimentos, como, por exemplo, a corrente marítima.
As correntes marítimas são deslocamentos de enormes porções de águas oceânicas que seguem em várias direções ao longo dos oceanos e mares.

Essas águas conservam suas características, como temperatura, salinidade e cor. Esse fenômeno acontece em razão da influência dos ventos e do movimento de rotação; incluindo ainda fatores como: variação de salinidade e temperatura.
As correntes marítimas podem ser quentes ou frias, as quentes são originadas na zona intertropical da Terra e se deslocam em direção às zonas polares (sul e norte). Já as correntes frias têm sua origem nas zonas polares e seguem em direção às regiões próximas à linha do Equador.

Tais correntes exercem influência direta nas características climáticas mundiais e na atividade pesqueira. Um exemplo de mudanças no clima é a corrente do Golfo (Golfo do México), que ameniza a intensidade dos invernos nas ilhas britânicas. Em outro caso, correntes frias situadas próximas ao litoral dos continentes causam chuvas no mar. Desse modo, faz com que os ventos atinjam as áreas continentais desprovidos de umidade, favorecendo assim o surgimento de desertos, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Correntes marítimas

Correntes marítimas

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

El Niño

El Niño, o que é o El Niño, como e quando surgiu o El Niño, as consequências do El Niño.

Fatores que influenciam o clima

Conheça os fatores que influenciam a dinâmica do clima e suas principais características.

La Niña

La Niña: o que é La Niña, quais os efeitos e consequências do La Niña na Terra e no Brasil.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

O que são rios e lagos?

Rios, lagos, mundo, água, natureza, atmosfera, oceanos, mares, continentes, sólido, líquido, gasoso, recursos hídricos, civilizações, humanidade, história, relevo.

Oceanos

Oceanos, o que é oceano, oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Ártico, oceano Índico, oceano Antártico, para que os oceanos são importantes.

Oceanos e mares

Oceanos e mares, planeta, climático, economia, países, fluxos comerciais, exportação, importação, recursos hídricos, peixes, pescados, renda, jazida, petróleo, navegadores, terras, Américas, Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, mares abertos, mares interiores, mares fechados.

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.