Movimento de translação

O planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral, sendo os principais o de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma) e o de translação, além de outros não tão conhecidos, como o de precessão e de nutação.

O movimento de translação consiste no percurso que a Terra executa ao redor de uma estrela, o Sol. Tal movimento não é retilíneo em seu trajeto, que possui configuração circular, na verdade é realizado de forma elíptica. Em decorrência do movimento elíptico, ocorrem variações durante o ano quanto à distância entre o Sol e a Terra. Essas variações recebem o nome de afélio (quando aumenta a distância entre o Sol e a Terra) e periélio (quando se encontram mais próximos).

A característica variável do movimento resulta no aparecimento das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). No entanto, esse não é o único fator determinante, uma vez que deve ser levada em conta a inclinação do eixo da Terra (66° 33’) de acordo com sua própria órbita.

O tempo gasto para a realização completa do movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, e 366 dias em anos bissextos. Os bissextos possuem 366 dias em razão do acúmulo das seis horas que restaram dos anos não-bissextos ao longo de quatro anos, que somados totalizam 24 horas ou 1 dia. Esse dia extra é acrescentado no mês de fevereiro (29). Os anos bissextos que coincidem com anos que possuem números múltiplos de 100 (exemplo ano 2000) não são considerados. Durante a execução da translação, a Terra se locomove em torno do Sol a uma velocidade de aproximadamente 108 mil km/h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Simulação do movimento de translação.

Simulação do movimento de translação.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Cometas

Cometas, o que são cometas, a constituição dos cometas, o núcleo dos cometas, a cabeleira dos cometas, a cauda dos cometas, a estrutura dos cometas, curiosidades sobre os cometas.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Física do ano bissexto

Clique para entender por que a cada quatro anos temos um ano bissexto!

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimentos da Terra

Os principais movimentos que a Terra realiza, suas definições, características e consequências.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Zonas polares

Zonas polares, Tundra, planeta, frias, infraestrutura, jazidas minerais, petróleo, Antártida, Antártica, temperaturas, verão, inverno, polo sul, polo norte, raios solares.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.