Zonas térmicas da Terra

Os climas do planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que o mesmo recebe em certos períodos do ano. A Terra possui forma esférica, por isso a luz solar que incide na superfície do planeta não atinge com a mesma intensidade todos os pontos do mesmo.

A quantidade de luz que atinge a superfície em áreas próximas à Linha do Equador é diferente das recebidas em regiões adjacentes ao Círculo Polar Ártico. Isso acontece porque os raios que atingem os pontos próximos ao Paralelo do Equador incidem de forma perpendicular, isto é, de maneira mais intensa. Na medida em que se afasta do mesmo, os raios atingem a superfície de forma mais inclinada e, automaticamente, com menor intensidade. Em suma, o direcionamento dos raios solares influencia na formação de áreas mais quentes ou mais frias de nosso planeta. É bom lembrar que existem outros fatores determinantes na composição dos climas, como o relevo, vegetação, entre outros.

Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical.

Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul). Tais áreas recebem luz solar de forma muito inclinada, por isso apresenta as menores temperaturas do planeta, quase sempre abaixo de 0°C.

Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A intensidade de luz que atinge essas regiões é superior a das zonas polares e inferior a da zona intertropical.

Zona intertropical: essa faixa climática se estabelece entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, essa parte do planeta recebe uma intensa quantidade de luz solar, por isso apresenta elevadas temperaturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As zonas climáticas do planeta Terra.

As zonas climáticas do planeta Terra.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Amplitude térmica

Você sabe o que é amplitude térmica? Clique aqui e entenda esse conceito frequentemente utilizado nas previsões do tempo.

Florestas Temperadas

Florestas Temperadas, O que são Florestas Temperadas, onde se localiza as Florestas Temperadas, existe dois tipos de florestas temperadas, decíduas, indecíduas.

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

Inversão térmica

Descubra o que significa inversão térmica e quais as suas consequências.

Linha do Equador

Você sabe a extensão da Linha do Equador e por que ela recebe esse nome? Clique para conhecer essas e outras curiosidades sobre essa demarcação cartográfica!

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Movimentos da Terra

Os principais movimentos que a Terra realiza, suas definições, características e consequências.

Pangéia

Pangéia, O primeiro continente do planeta, O que é a Pangéia, As divisões da Pangéia, Quem criou a teoria da deriva continental, Como foi alcançada a teoria da deriva continental.

Tipos de desertos

O conceito de deserto e os seus principais tipos formadores.

Trópicos da Terra

Entenda por que existem os trópicos da Terra e por que eles recebem os nomes de Câncer e Capricórnio.

Vegetação

Vegetação, elemento da paisagem, higrófilas, hidrófilas, xerófilas, plantas, vegetais, luz, calor, umidade, solo, hidrografia, ambientes aquáticos, Linha do Equador, florestas Tropicais, equatoriais, florestas Temperadas, coníferas, caducifólias, Estepe, Tundra, Pradarias.

Zonas polares

Zonas polares, Tundra, planeta, frias, infraestrutura, jazidas minerais, petróleo, Antártida, Antártica, temperaturas, verão, inverno, polo sul, polo norte, raios solares.