Trópicos da Terra

Os trópicos da Terra são traçados cartográficos importantes não somente para a localização, mas também para a demarcação de eventos astronômicos.

Cartograficamente, o nosso planeta possui dois trópicos: o de Câncer e o de Capricórnio, linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador. O primeiro “corta” os territórios de dezoito diferentes países, incluindo os Estados Unidos, a China, a Arábia Saudita, o Níger, a Índia e outros. Já o segundo, localizado no hemisfério sul, passa por dez países, incluindo o Brasil, a Argentina, a Austrália, a África do Sul e outros.

Os trópicos da Terra são traçados cartográficos em forma de paralelos, ou seja, posicionados de maneira horizontal, no sentido leste-oeste ou oeste-leste, apresentando coordenadas latitudinais específicas. O Trópico de Câncer localiza-se a uma latitude de 23º27' ao norte, ao passo que o Trópico de Capricórnio, inversamente, possui 23º27' de latitude sul (ou –23º27').

Qual é a utilidade dos trópicos da Terra?

Existem várias utilidades para os trópicos da Terra, e isso inclui até mesmo a dinâmica das estações do ano. Mas para entender isso, é preciso saber o que são os solstícios e os equinócios.

A Terra, ao longo do ano, recebe os raios solares de formas diferentes. Quando os hemisférios norte e sul estão igualmente iluminados, temos os equinócios, que ocorrem no início oficial do outono e da primavera. Já quando os hemisférios estão iluminados de formas distintas, temos os solstícios, que marcam o inverno no hemisfério menos iluminado e o verão no hemisfério que recebe uma maior carga de raios solares.

A importância dos trópicos está justamente na demarcação do limite da área em que os raios solares incidem verticalmente sobre a superfície da Terra. Quando esses raios verticais alcançam o trópico de Câncer, é iniciado oficialmente o verão no hemisfério norte, funcionando tudo da mesma forma para o trópico de Capricórnio e o hemisfério sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para entender, observe o esquema a seguir:

Esquema ilustrativo do ápice do solstício de verão no hemisfério norte
Esquema ilustrativo do ápice do solstício de verão no hemisfério norte

Além de assinalar a dinâmica dos solstícios e das estações do ano, os trópicos da Terra também são cartograficamente importantes para demarcar as zonas térmicas do planeta, que, não por acaso, resultam da incidência e inclinação dos raios solares.

Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco?

Os trópicos de Câncer e Capricórnio receberam esses nomes porque, há centenas de anos, os astrônomos perceberam que o ápice dos solstícios de verão acontecia quando o sol estava posicionado, respectivamente, nas constelações de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul. Assim, quando esses paralelos cartográficos foram traçados, receberam esses nomes.

No entanto, se fôssemos seguir a história ao pé da letra, os nomes deveriam ser alterados. Isso porque o movimento de Precessão dos Equinócios fez com que o fenômeno em questão se modificasse, mudando as constelações sobre as quais o sol atinge o zênite (o ponto mais alto do céu) durante os solstícios de verão. Assim, tecnicamente, os paralelos deveriam ser chamados, atualmente, de Trópico de Touro, no norte, e Trópico de Sagitário, no sul.

Monumento dedicado ao Trópico de Câncer em Taiwan

Monumento dedicado ao Trópico de Câncer em Taiwan

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Clima tropical

Saiba mais sobre o clima tropical, que apresenta paisagens variadas e possui duas estações do ano bem definidas.

Clima desértico

Saiba mais sobre o clima desértico, que apresenta paisagens áridas, com umidade baixíssima e altíssimas temperaturas durante o dia.

Amplitude térmica

Você sabe o que é amplitude térmica? Clique aqui e entenda esse conceito frequentemente utilizado nas previsões do tempo.

Terra

Único planeta do sistema solar que possui seres vivos.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.

Linha do Equador

Você sabe a extensão da Linha do Equador e por que ela recebe esse nome? Clique para conhecer essas e outras curiosidades sobre essa demarcação cartográfica!

Coordenadas Geográficas

Aprenda a localizar qualquer ponto da Terra através das latitudes e longitudes!

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Paralelos e Meridianos

Entenda o que são os paralelos e meridianos e conheça as principais linhas imaginárias que “cortam” o planeta Terra.