Movimento de rotação

Esboço simples do movimento de rotação, que demonstra a noite e o dia.
Esboço simples do movimento de rotação, que demonstra a noite e o dia.

O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados no espaço sideral. Os principais são: rotação, translação, além de outros menos conhecidos como o de precessão e nutação. Isso mostra que o nosso planeta é dinâmico, pois tais eventos refletem diretamente nos seres vivos e nas características naturais da Terra.

O movimento de rotação é um deslocamento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, no sentido anti-horário ou oeste-leste. O tempo gasto para a conclusão desse movimento é de 24 horas ou 1 dia (o tempo preciso é de 23: 56: 4,9).

movimento de rotação
Movimento de rotação.

Tal movimento é responsável pela alternância dos dias e das noites, enquanto na parte que recebe luz solar é dia; na outra, que está desprovida de luz, é noite. Fato que interfere na vida dos animais e dos homens, e nas suas relações sociais.

Nas áreas próximas à linha do Equador a velocidade do movimento é maior que nas regiões de baixas latitudes, algo em torno de 1.667 km/h. A rotação é determinante na configuração dos horários praticados no planeta, tendo em vista que acontecem horas distintas em diversos pontos do globo.

Outro fator de grande relevância é que o movimento de rotação desempenha um grande papel no favorecimento de proliferação de vida na Terra, pois se não houvesse esse movimento, uma parte da Terra seria sempre noite e muito fria, e a parte iluminada teria temperaturas elevadíssimas, dessa forma, ambas apresentariam condições inviáveis para a vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Cometas

Cometas, o que são cometas, a constituição dos cometas, o núcleo dos cometas, a cabeleira dos cometas, a cauda dos cometas, a estrutura dos cometas, curiosidades sobre os cometas.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Eclipse lunar

Veja como ocorre um eclipse lunar, quais são os seus tipos e um esquema explicativo que ilustra corretamente esse fenômeno.

Física do Hand Spinner

Você sabe qual é a Física envolvida no Hand Spinner? Conheça os elementos científicos por trás desse brinquedo que promete eliminar o stress!

Física do ano bissexto

Clique para entender por que a cada quatro anos temos um ano bissexto!

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Movimento Circular Uniforme

Define-se o movimento circular e uniforme como sendo um movimento em círculos e com velocidade constante.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Movimentos da Terra

Os principais movimentos que a Terra realiza, suas definições, características e consequências.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

Os Eclipses

Os Eclipses, O que são Eclipses, Quais são os tipos de Eclipses, A origem da palavra eclipse, Como ocorre os Eclipses, O que eclipse lunar, O que é eclipse solar.

Satélites

Satélites, o que são satélites, os tipos de satélites, o primeiro satélite lançado em órbita, a função dos satélites, a quantidade de satélites que estão em órbita, quem controla o lançamento dos satélites.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.