Os Eclipses

Momento em que desenvolve um eclipse solar.
Momento em que desenvolve um eclipse solar.

Eclipse (palavra de origem grega, que significa “desvanecer”) é um fenômeno que ocorre no espaço, quando um astro impede a proliferação de luz para outro astro. O fenômeno acontece por um período curto. Existem basicamente dois tipos de eclipses: lunar e solar. No Brasil, é possível observar ambos.

Eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando a Terra se estabelece entre o Sol e a Lua. Quando o mesmo ocorre, por causa do sombreamento promovido pela Terra, a Lua deixa de receber luz. Os eclipses lunares podem ser vistos de qualquer ponto do planeta, desde que seja durante a noite. Existem dois tipos de eclipses lunares, os quais podem ser totais ou parciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eclipse solar é um fenômeno que acontece quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol. Esse tipo de eclipse pode ser total (quando o sol permanece inteiramente encoberto) ou parcial (quando somente uma parte do sol permanece escondida). O eclipse solar é muito raro, pois é muito difícil acontecer tal alinhamento.

No passado, muitas pessoas visualizavam esse fenômeno sem nenhum tipo de proteção para seus olhos, atitude errada, uma vez que isso pode trazer conseqüências sérias para a visão, causando lesões na retina de maneira irreversível. Quando se pretende observar tal fenômeno, é preciso tomar algumas precauções, utilizando objetos para proteger os olhos, como folhas de papel, telescópios, vidros fumê, entre outros.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

Cometas

Cometas, o que são cometas, a constituição dos cometas, o núcleo dos cometas, a cabeleira dos cometas, a cauda dos cometas, a estrutura dos cometas, curiosidades sobre os cometas.

Eclipse lunar

Veja como ocorre um eclipse lunar, quais são os seus tipos e um esquema explicativo que ilustra corretamente esse fenômeno.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Pangéia

Pangéia, O primeiro continente do planeta, O que é a Pangéia, As divisões da Pangéia, Quem criou a teoria da deriva continental, Como foi alcançada a teoria da deriva continental.

Satélites

Satélites, o que são satélites, os tipos de satélites, o primeiro satélite lançado em órbita, a função dos satélites, a quantidade de satélites que estão em órbita, quem controla o lançamento dos satélites.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Velocidade da luz

Você sabe qual é a velocidade da luz? Quando a luz se propaga no vácuo, sua velocidade é de 299.792.458 metros por segundo, aproximadamente trezentos mil quilômetros por segundo. Conheça quem foram os primeiros estudiosos a medir e a calcular a velocidade da luz, além de quais são os fatores que a influenciam.