A Lua

A Lua é um satélite natural da Terra, desde os primórdios ela tem despertado a curiosidade do homem em relação aos seus fenômenos e enigmas. Porém, a Lua recebeu o primeiro monitoramento somente no ano de 1.600 por Galileu, isso foi possível por causa da utilização de um microscópio. Passados quase 400 anos, a Lua recebeu uma sonda soviética. A mais importante observação lunar aconteceu em 1969, quando o homem pisou na superfície da lua pela primeira vez.

A Lua encontra-se a uma distância de 384 mil km do planeta Terra. Esse satélite possui 3.474,8 km de diâmetro no sentido equatorial e massa bastante inferior a do planeta Terra, cerca de 80 vezes menor.

Uma das particularidades da Lua é que ela não possui atmosfera, não detém gases e água, além disso, aquece a Terra. Quanto aos movimentos desenvolvidos por esse satélite, esses ocorrem da seguinte forma: rotação (movimento em torno de si mesma, no seu próprio eixo), para a realização total desse movimento são necessários 27 dias e 7 horas (terrestre), o movimento de translação, que corresponde ao giro que a Lua executa em torno da Terra, ao ser realizado gasta o mesmo tempo que o movimento anterior.

O satélite é visualizado da Terra a todo o momento e apresenta a mesma face.

As fases da Lua

No momento em que a Lua se estabelece no intervalo entre o Sol e a Terra, a parte que fica iluminada e que não pode ser visualizada é chamada de lua nova.

Passados sete dias ocorre o quarto crescente, período no qual a Lua, a Terra e o Sol formam um ângulo reto.

Após mais sete dias a Terra se estabelece no intervalo entre a Lua e o Sol, nesse momento o lado reluzente se encontra em direção à Terra, proporcionando o surgimento da lua cheia.

Depois de mais sete dias a Lua, a Terra e o Sol formam novamente um ângulo reto, a parte iluminada fica voltada para a Terra e forma a fase quarto minguante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Lua embeleza as noites

A Lua embeleza as noites

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Eclipse lunar

Veja como ocorre um eclipse lunar, quais são os seus tipos e um esquema explicativo que ilustra corretamente esse fenômeno.

Fases da Lua

Saiba por que a Lua apresenta quatro fases distintas e conheça algumas de suas principais características!

Camada de Ozônio

Entenda o que é a Camada de Ozônio, qual é a sua importância e por que há tanta preocupação em torno dela.

Camadas da Atmosfera

Saiba mais sobre as camadas da atmosfera, que são as divisões da atmosfera terrestre determinadas com base no critério de variação de temperatura. O conteúdo do texto a seguir abordará quais são as camadas que compõem a atmosfera, suas principais características e algumas curiosidades sobre cada uma delas.

Clima

Compreenda o que é o clima, quais são as suas dinâmicas e os seus principais fatores e elementos determinantes.

Cometas

Cometas, o que são cometas, a constituição dos cometas, o núcleo dos cometas, a cabeleira dos cometas, a cauda dos cometas, a estrutura dos cometas, curiosidades sobre os cometas.

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

Os Eclipses

Os Eclipses, O que são Eclipses, Quais são os tipos de Eclipses, A origem da palavra eclipse, Como ocorre os Eclipses, O que eclipse lunar, O que é eclipse solar.

Satélites

Satélites, o que são satélites, os tipos de satélites, o primeiro satélite lançado em órbita, a função dos satélites, a quantidade de satélites que estão em órbita, quem controla o lançamento dos satélites.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.