Cometas

Os cometas são pequenos corpos do sistema solar, esses vivem até 10 milhões de anos. São frágeis, irregulares e formados por dióxido de carbono (CO4), metano (CH4), amônia (NH3), água (H2O), poeira e minerais, esses componentes são encontrados nas seguintes partes:

Núcleo: O núcleo é formado por gelo, ele é a base para a criação da cauda e cabeleira que são formadas quando esse se aproxima do sol, pois ao se aproximar do sol o núcleo desgasta, ou seja, derrete, aumentando assim o tamanho da cauda.

Cabeleira: Constituída por vapor de água, é a parte do cometa que mais brilha. É criada quando o núcleo se aproxima do sol, pois neste período o gelo se evapora e libera poeira e minerais que permanecem ao redor do núcleo. Quando a cabeleira é levada pela força dos ventos solares, origina-se a cauda.

Cauda: Formada a partir de substâncias que sofreram com os ventos solares, pode ser constituída de poeira neutra ou de gases ionizados e elétrons. Sempre se localiza do lado oposto ao sol, ou seja, é a parte do cometa que menos tem contato com o sol.

A estrutura dos cometas é variável e dinâmica, mas sempre há a formação da cabeleira. Suas órbitas são sempre curvas, o que contribui para sua aproximação e, também, distanciamento do sol.

Curiosidade: Os cometas são mais rápidos que os asteróides e apenas são vistos quando se aproximam do sol. Há quem diga que as substâncias que formam os cometas são restos do sistema solar. Acredita-se que os asteróides localizados nas proximidades da Terra são cometas mortos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Cometa

Cometa

Por: Gabriela Cabral

Artigos relacionados

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Os Eclipses

Os Eclipses, O que são Eclipses, Quais são os tipos de Eclipses, A origem da palavra eclipse, Como ocorre os Eclipses, O que eclipse lunar, O que é eclipse solar.