Movimentos da Terra

Os movimentos da Terra são responsáveis pelas dinâmicas dos dias e das noites, bem como pelas estações do ano.

Os movimentos de translação e rotação ocorrem simultaneamente
Os movimentos de translação e rotação ocorrem simultaneamente

Apesar de aparentemente estático, o Planeta Terra – assim como todos os corpos celestes – realiza alguns movimentos. Esses movimentos são cíclicos, ou seja, repetem-se em um determinado período de tempo. Os mais conhecidos entre eles são os de rotação e de translação, mas, como veremos, existem alguns outros.

Por rotação compreende-se o giro que a Terra faz em torno de seu próprio eixo. Esse movimento realiza-se a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, em uma velocidade de 1,666km/s, dando origem aos dias e às noites.

Como os seres humanos dividem os dias em 24 horas, temos uma “sobra” diária de 4 minutos e 56 segundos. Com o passar do tempo, essa sobra vai se acumulando até ser correspondente a um dia completo. Por isso, para compensar esse “erro”, a cada quatro anos, acrescentamos um dia no final do mês de fevereiro, quando temos a ocorrência do ano bissexto.

Por translação compreende-se o giro que a Terra realiza em torno do sol, em uma velocidade de 30 km/s ou 108 mil km/h e que dura aproximadamente 365 dias. Por consequência, temos a sucessão das estações do ano, responsáveis pela variação climática ao longo dos meses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em razão da inclinação do eixo central da Terra, que é de 23º27’, a luminosidade do sol não ocorre de maneira bem distribuída sobre ela durante todo o ano. Assim, quando o sol incide mais sobre o hemisfério norte do que sobre o hemisfério sul (e vice-versa), há os solstícios, e quando a luminosidade do sol incide igualitariamente sobre os dois polos, há os equinócios.

Vale lembrar que a Terra realiza uma série de outros pequenos movimentos, mas que não são tão conhecidos por serem quase imperceptíveis. Além disso, é preciso considerar que a Terra, a Lua, o Sol e todo o Sistema Solar giram em torno do centro da Via Láctea. Essa galáxia, por sua vez, também se encontra em movimento pelo universo, levando a Terra e todos os planetas e estrelas que fazem parte dela consigo.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Buraco negro

Conheça as principais características do buraco negro, o monstro da gravidade que é capaz de aprisionar até mesmo a luz!

Física do ano bissexto

Clique para entender por que a cada quatro anos temos um ano bissexto!

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.