La Niña

La Niña
La Niña

La Niña é o fenômeno responsável pelo esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando, nesse oceano, uma “piscina de águas frias”. O La Niña é o fenômeno contrário ao El Niño.
Esse fenômeno produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático. As temperaturas habituais da água do mar e a superfície nesta região situam-se em torno de 25º C, ao passo que, durante o fenômeno La Niña, essas temperaturas diminuem para cerca de 23º a 22º C.

Outros nomes como "El Viejo" ou "anti-El Niño" também foram usados para se referir a este resfriamento, mais o termo La Niña ganhou mais popularidade. No Brasil os principais efeitos do La Niña são: rápidas passagens de frentes frias sobre a Região Sul; Temperaturas próximas da média climatológica ou um pouco abaixo da média sobre a Região Sudeste, durante o inverno; Chegada das frentes frias até a Região Nordeste, principalmente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas; Muita chuva no norte e leste da Amazônia; Possibilidade de chuvas acima da média também, sobre a região semi-árida do Nordeste do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Efeitos do El Niño no Brasil

Conheça os principais e mais conhecidos efeitos do El Niño no Brasil e compreenda a forma como esse fenômeno age sobre as diferentes regiões do país.

El Niño

El Niño, o que é o El Niño, como e quando surgiu o El Niño, as consequências do El Niño.

Furacão

Furacão, o que é um Furacão, como se forma um Furacão, a classificação de Furacão, intensidade de um Furacão, nomes distintos dos Furacões, a fúria de um Furacão.

Ilha de Calor

Fenômeno climático muito comum nos grandes centros urbanos.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

Terremotos

Saiba mais sobre as causas dos terremotos, as suas diferentes intensidades e consequências.

Vulcões

O conceito, as características e alguns exemplos de vulcões pelo mundo.