Poluição de rios

A poluição dos rios tem ameaçado a qualidade da nossa água, com isso ficamos sujeitos a diversas doenças.

Os rios são muito importantes, pois geram água útil ao nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. A água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição, saiba agora como e por que isso vem ocorrendo:

- Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;

- Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios;

- Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados pelas águas das chuvas para dentro dos rios, o que ocasiona a poluição por agrotóxicos;

- O lançamento de compostos inorgânicos, como os metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), em rios é um problema sério, como exemplo temos a poluição por mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você tem conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: Não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água; por essas razões é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo. Veja os riscos para a saúde que o consumo de água poluída pode trazer:

A água poluída pode conter organismos patogênicos como as bactérias que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de febre tifóide, cólera, leptospirose.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Rio Poluído

Rio Poluído

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

O lixo e sua classificação

A diferenciação dos resíduos conforme a origem e composição.

Poluição

Poluição, O que é uma poluição, Quais são as principais causas das poluições, poluição no ar, poluição na água, Quais são os principais fatores que levam a poluição, As substâncias que causam a poluição.

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Química dos Sabões e Detergentes

Entenda por que os sabões e detergentes conseguem remover a gordura e por que eles são denominados agentes tensoativos ou surfactantes.

Detergentes biodegradáveis

Descubra o que constitui os detergentes biodegradáveis e veja se mesmo com a sua utilização o meio ambiente ainda é afetado.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Toda água mineral é natural?

Será que toda água mineral que compramos é realmente uma água natural? Descubra a resposta a essa pergunta lendo esse texto.

Água Dura

Conheça o que é a água dura, como ela interfere na atuação dos sabões, os prejuízos que ela pode causar e como eliminar sua dureza.

Água potável no mundo

Entenda a importância e as características gerais da água potável, um dos mais importantes e estratégicos recursos naturais do planeta.

Escassez hídrica e segurança alimentar

Confira uma análise a respeito da escassez hídrica e segurança alimentar no Brasil e também em várias áreas do mundo.

04 de outubro – Dia da Natureza

Saiba mais sobre o Dia da Natureza e a importância dessa data para a conscientização sobre o meio ambiente.

Principais causas da poluição do litoral brasileiro

Clique para entender as principais causas da poluição do litoral brasileiro!

Diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão

Clique aqui e saiba qual é a diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão e por que os cursos d'água recebem tantas denominações.

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.