Poluição e chuva ácida

O termo chuva ácida significa a precipitação de componentes ácidos que se encontram nas chuvas, neves, neblinas, provenientes da poluição atmosférica.

Nos últimos 100 anos, houve um aumento significativo de indústrias e com elas a poluição também teve um avanço enorme. É claro que as Indústrias têm um papel importante na sociedade, o problema está nos danos irreparáveis ao meio ambiente que elas vêm causando. E não é só dessa fonte de poluentes que se trata o contexto, a poluição gasosa (dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio) é gerada também por automóveis, que aumentaram bruscamente nos últimos anos.

A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera vai se acumulando em nuvens, ocorrendo assim sua condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.

Na natureza, a água reage com certos óxidos formando ácidos. O ácido carbônico (H2CO3) se forma quando o dióxido de carbono também chamado de gás carbônico (CO2) se dissolve na água. Veja a reação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H2O + CO2 =  H2CO3 (ácido carbônico)

Aqui o pH da água pura que era 7,0 passa para 5,6, que é o equilíbrio com o CO2 atmosférico. Para a chuva ser ácida seu pH tem que ser menor que 5,6.

A chuva atinge pH menor que 5,6 quando óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, presentes na atmosfera poluída, se unem às gotas d’água nas nuvens, formando ácidos fortes como ácido sulfúrico e ácido nítrico. Surge então a “Chuva Ácida” que ao cair no ambiente terrestre causa danos irreversíveis aos rios, lagos, matando os peixes, as plantas, etc.

A saúde humana também é afetada pelas chuvas ácidas, não diretamente, mas pelas partículas suspensas de ar que conduzem à chuva ácida. O aquecimento de forma desigual da Terra resulta em ventos globais na atmosfera, esses ventos auxiliam gases, líquidos e cinzas (poluentes) a se espalharem com mais facilidade.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Efeito Estufa

Saiba como funciona o efeito estufa, suas principais causas e consequências e o debate existente sobre a sua suposta inexistência.

Poluição

Poluição, O que é uma poluição, Quais são as principais causas das poluições, poluição no ar, poluição na água, Quais são os principais fatores que levam a poluição, As substâncias que causam a poluição.

Poluição Atmosférica

Clique aqui e confira as consequências causadas pela poluição atmosférica!

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Chuva ácida

Você sabia que a chuva ácida pode nos trazer consequências? Confira aqui!

Poluição de rios

A poluição dos rios causa alterações físicas na água. Confira!

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Smog fotoquímico

Entenda o que é o smog fotoquímico, um dos maiores problemas ambientais das grandes metrópoles.

Composição do ar

Conheça a composição do ar, veja o papel de cada gás, de onde eles são provenientes e como as atividades humanas têm interferido nessa composição.

Reações de enxofre na atmosfera

Conheça aqui as principais reações de enxofre que ocorrem na atmosfera e quais impactos ambientais elas causam.

Tipos de chuva

Você sabia que existem diferentes tipos de chuva e que elas são classificadas com base em sua gênese? Clique e saiba mais!

Poluição do solo

Confira as principais causas e as consequências da poluição do solo e as medidas necessárias para conter esse problema.

Aproveitamento da água da chuva

Descubra como pode ser feito o aproveitamento da água da chuva e como essa atitude ajuda na economia de água.

04 de outubro – Dia da Natureza

Saiba mais sobre o Dia da Natureza e a importância dessa data para a conscientização sobre o meio ambiente.

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Como diminuir a poluição do ar?

Você sabe como diminuir a poluição do ar? Clique aqui e conheça medidas que podem ser tomadas pelos governos e por toda a sociedade.