Smog fotoquímico

Smog é um termo de origem inglesa usado para designar um grave problema ambiental. Antes de vermos o significado desse termo, vejamos o que é e o que causa esse problema.

70% da radiação solar consegue atravessar a atmosfera e atingir a superfície terrestre, sendo que uma parte dessas radiações é absorvida pela superfície e outra é refletida na forma de radiação infravermelha. Dessa forma, as camadas de ar mais próximas da superfície terrestre são mais quentes que as camadas de ar superiores. Isso é uma coisa boa, pois o ar mais quente é menos denso que o ar mais frio; assim o ar quente sobe e o ar frio desce, criando correntes de convecção que espalham os gases poluentes pela atmosfera.

No entanto, em determinadas épocas do ano, como o inverno, e principalmente à noite, pode acontecer o que se denomina de inversão térmica, em que uma camada de ar frio se forma abaixo da camada de ar quente. Visto que o ar frio é mais denso, os gases poluentes não se dissipam. Forma-se uma espécie de nuvem escura e venenosa próxima à superfície terrestre, uma fumaça-neblina que contém altas concentrações de gases poluentes e partículas sólidas.

Essa nuvem foi chamada de smog pela primeira vez em 1911 pelo Dr. Harold de Voeux, quando esse fenômeno ocorreu em Londres, na Inglaterra, e resultou na morte de 1150 pessoas. Esse termo é uma junção de duas palavras inglesas, smoke, que significa “fumaça”, e fog­, que é “neblina”.

Um dos tipos de smog é o fotoquímico, ele ocorre em cidades muito populosas, onde as atividades humanas lançam na atmosfera vários desses gases poluentes. Os principais gases lançados na atmosfera que causam o smog são os óxidos de nitrogênio, NO e NO2. Eles são formados nos grandes centros metropolitanos, onde é intenso o tráfego de veículos, sendo produzidos na combustão em motores de combustão interna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, esses gases se interagem e geram outros poluentes secundários que agravam ainda mais o problema do smog. O principal gás secundário produzido é o ozônio, O3.

O NO2 eliminado pelos canos de escapamento dos veículos reage com o oxigênio do ar, formando o ozônio, conforme a reação representada abaixo:

NO2  + O2 → NO  + O3

O ozônio é um gás tóxico que decompõe substâncias orgânicas encontradas no plástico, fibras têxteis, borrachas, tintas etc. Na região da troposfera, o ozônio também é produzido pela reação entre óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, sob ação da luz. As reações que ocorrem sob ação da luz são chamadas de fotoquímicas, daí, esse ser um smog fotoquímico.

Na camada da troposfera, o ozônio funciona como um gás-estufa, agravando o problema do aquecimento global.

Outros gases que são formados no smog fotoquímico são: H2O2, CH3CO2NO e o HNO3.

Todos esses poluentes causam principalmente problemas para o aparelho respiratório do homem, causando irritações nasais, na garganta e nos olhos, e levando a graves problemas de saúde.

Em 07 de agosto de 2010, em Moscou, moradores ficaram mascarados para proteger as suas vias respiratórias contra o teor de monóxido de carbono no ar2
Em 07 de agosto de 2010, em Moscou, moradores ficaram mascarados para proteger as suas vias respiratórias contra o teor de monóxido de carbono no ar2

Além disso, o smog atrapalha a visibilidade, dificultando o tráfego de automóveis, como mostra a imagem abaixo de uma ponte em Moscou, Rússia, no dia 07 de agosto de 2010.

Smog em uma ponte em Moscou, Rússia3
Smog em uma ponte em Moscou, Rússia3

Créditos Editoriais:

¹ Hung Chung Chih / Shutterstock.com;

² Dmitry Berkut / Shutterstock.com

³ vicspacewalker / Shutterstock.com

Poluição em 09 de maio de 2012 em Pequim, China.  Essa cidade possui cerca de seis milhões de veículos, um dos maiores causadores do smog fotoquímico1

Poluição em 09 de maio de 2012 em Pequim, China. Essa cidade possui cerca de seis milhões de veículos, um dos maiores causadores do smog fotoquímico1

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Smog industrial

Descubra o que é o smog industrial, o que o causa e quais são os seus efeitos.

Consequências da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é um problema alarmante. Entenda o porquê, lendo as consequências que isso causa para a vida humana.

Créditos de carbono

Entenda o que são créditos de carbono, como funciona o mercado de venda e compra deles e como isso contribui para a diminuição do aquecimento global.

Composição do ar

Conheça a composição do ar, veja o papel de cada gás, de onde eles são provenientes e como as atividades humanas têm interferido nessa composição.

Tipos de Smog

Clique aqui e conheça os tipos mais comuns de smog e quais são seus malefícios para a saúde do homem.

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Química Ambiental

Conheça as áreas de estudo da química ambiental.

Reações de combustão e impacto ambiental

Veja como as reações de combustão estão relacionadas com o grave problema de emissão de gases poluentes no ar, ocasionando um grande impacto ambiental.

Troposfera e estratosfera pedem socorro

Camadas da Terra que são as maiores vítimas da poluição atmosférica.

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Camada de ozônio destruída: proteja-se do sol

como a camada protetora da Terra está sendo destruída, ficamos expostos aos raios solares nocivos.