Smog industrial

A palavra smog vem da junção de duas palavras inglesas: smoke, “fumaça”, e fog­, “neblina”. Esse termo é bem apropriado, pois é usado para se referir a um grave problema ambiental em que se forma uma perigosa mistura de poluição com nevoeiro.

Um dos tipos de smog é o smog industrial, que, como o próprio nome indica, ocorre em regiões próximas a grandes centros industriais.

Esse problema apareceu a partir de meados do século XVIII, com o surgimento da Revolução Industrial, em que a utilização de combustíveis fósseis, como o carvão, para aquecimento e energia das fábricas intensificou-se. Tais combustíveis contêm impurezas, dessa forma, ao sofrerem combustão, liberam para a atmosfera grande quantidade de gases poluentes, principalmente os óxidos de enxofre, tais como o SO2 e SO3.

Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e são os grandes vilões da chuva ácida:

S(s) +  O2(g) SO2(g)

SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)

SO2(g)+  ½ O2(g) SO3(g)

SO3(g) + H2O(l)H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)

Voltando ao problema do smog industrial, em dias normais, esses gases poluentes se espalham pela atmosfera, visto que a camada de ar que fica mais próxima da superfície terrestre é mais quente e menos densa. Assim, essa camada que contém os gases poluentes sobe, e as camadas de ar mais frias e mais densas descem, provocando correntes de convecção que espalham as impurezas pela atmofera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, em determinadas épocas do ano, principalmente em épocas frias e à noite, ocorre a inversão térmica, em que a camada de ar mais próxima à superficie fica mais fria. Se houver então a condensação da fumaça-neblina (smog), a luz solar não conseguirá penetrar nessa camada. Desse modo, haverá a formação de uma fumaça-neblina escura que retém todos os poluentes lançados pelas chaminés das fábricas. Basicamente, então, é uma junção de fumaça, neblina, H2SO4 (ácido sulfúrico), SO2 (dióxido de enxofre), cinzas, fuligem, entre outros compostos nocivos à saúde.

O smog industrial é um problema grave, pois os gases poluentes que ficam nessa fumaça-neblina podem destruir as células dos alvéolos pulmonares, podendo levar a incidência de enfisema pulmonar.

O smog é um grave problema ambiental que traz sérios riscos à saúde

Smog industrial causado por poluição de fábricas

Smog industrial causado por poluição de fábricas

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Consequências da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é um problema alarmante. Entenda o porquê, lendo as consequências que isso causa para a vida humana.

Problemas Ambientais Urbanos

Conheça os principais problemas ambientais urbanos, bem como suas causas e ocorrências.

Créditos de carbono

Entenda o que são créditos de carbono, como funciona o mercado de venda e compra deles e como isso contribui para a diminuição do aquecimento global.

Composição do ar

Conheça a composição do ar, veja o papel de cada gás, de onde eles são provenientes e como as atividades humanas têm interferido nessa composição.

Smog fotoquímico

Entenda o que é o smog fotoquímico, um dos maiores problemas ambientais das grandes metrópoles.

Tipos de Smog

Clique aqui e conheça os tipos mais comuns de smog e quais são seus malefícios para a saúde do homem.

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Camadas da Atmosfera

Saiba mais sobre as camadas da atmosfera, que são as divisões da atmosfera terrestre determinadas com base no critério de variação de temperatura. O conteúdo do texto a seguir abordará quais são as camadas que compõem a atmosfera, suas principais características e algumas curiosidades sobre cada uma delas.

Troposfera e estratosfera pedem socorro

Camadas da Terra que são as maiores vítimas da poluição atmosférica.

Química Ambiental

Conheça as áreas de estudo da química ambiental.

Camada de ozônio destruída: proteja-se do sol

como a camada protetora da Terra está sendo destruída, ficamos expostos aos raios solares nocivos.