Poluição da atmosfera

A poluição da atmosfera é uma ameaça para saúde humana e também para o meio ambiente.

A camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve a Terra é chamada de atmosfera. O ar por sua vez, é uma solução gasosa cujas partículas em suspensão podem se encontrar nos estados sólido e líquido. Até a altura de 25 quilômetros acima da superfície terrestre, os componentes do ar podem ser classificados em dois grupos: ar seco e ar úmido.

Ar seco: tem sua composição praticamente constante de nitrogênio, oxigênio e gases nobres.

Ar úmido: formado por proporções variáveis de gases, o gás carbônico (CO2) é um deles, e também por gotículas de água e gases poluentes procedentes de indústrias e outras fontes. Esta poluição ameaça a saúde humana e o meio ambiente, ela é perceptível quando observamos as fumaças que envolvem os grandes centros urbanos.

Os motores de automóveis também são agentes causadores de poluição atmosférica. Eles produzem monóxido de carbono (CO) que é um gás inodoro que provoca sérios danos para a saúde de quem o respira. Problemas como: letargia, sonolência, dores de cabeça e crises de angina, são decorrentes da poluição. Alguns componentes da gasolina também ameaçam a saúde humana. O chumbo, por exemplo, é adicionado aos combustíveis para melhorar o desempenho dos automóveis, mas o seu nível excessivo na atmosfera pode danificar o sistema nervoso e o cérebro.
Mas existem soluções para estes problemas, basta que toda a população se conscientize. A existência de leis que obrigassem às indústrias a colocarem filtros nas saídas das chaminés seria uma boa alternativa, como também o uso de catalisadores nos automóveis. Se os países se unissem através de acordos internacionais que visassem à redução da poluição, seria um passo importante, já que o ar poluído ultrapassa as fronteiras de um país para outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Poluição gerada por indústrias.

Poluição gerada por indústrias.

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Poluição

Poluição, O que é uma poluição, Quais são as principais causas das poluições, poluição no ar, poluição na água, Quais são os principais fatores que levam a poluição, As substâncias que causam a poluição.

Poluição Atmosférica

Clique aqui e confira as consequências causadas pela poluição atmosférica!

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Cigarro eletrônico

Veja como funciona o cigarro eletrônico, conhecido também como e-cigarette ou e-cigar. Conheça seus benefícios, malefícios e por que seu uso foi proibido pela Anvisa.

Smog fotoquímico

Entenda o que é o smog fotoquímico, um dos maiores problemas ambientais das grandes metrópoles.

Smog industrial

Descubra o que é o smog industrial, o que o causa e quais são os seus efeitos.

Créditos de carbono

Entenda o que são créditos de carbono, como funciona o mercado de venda e compra deles e como isso contribui para a diminuição do aquecimento global.

O perigo dos fogões a lenha

Veja o perigo que existe no uso de fogões a lenha, quais são as substâncias tóxicas liberadas na queima da madeira e como elas atuam no organismo.

Composição do ar

Conheça a composição do ar, veja o papel de cada gás, de onde eles são provenientes e como as atividades humanas têm interferido nessa composição.

Hidrocarbonetos não metânicos

Saiba mais sobre os hidrocarbonetos não metânicos (HCNM), como participam do ciclo do carbono, suas fontes e interferência na atmosfera.

04 de outubro – Dia da Natureza

Saiba mais sobre o Dia da Natureza e a importância dessa data para a conscientização sobre o meio ambiente.

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Como diminuir a poluição do ar?

Você sabe como diminuir a poluição do ar? Clique aqui e conheça medidas que podem ser tomadas pelos governos e por toda a sociedade.

Queimadas

Entenda o que são as queimadas e quais as suas áreas de ocorrência no Brasil e no mundo, bem como aprenda suas consequências para o meio ambiente.