Queimadas

As queimadas são uma prática de limpeza e renovação de áreas, sendo mais comuns na zona rural. Podem ser naturais ou causadas pelo ser humano. A fumaça liberada ocasiona uma série de malefícios à saúde humana e principalmente ao meio ambiente, afetando diretamente o seu equilíbrio natural. A técnica é muito utilizada no Brasil, mas há registros de grandes queimadas em todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos e a Austrália.

Leia também: Recursos naturais e desenvolvimento sustentável

O que são queimadas?

As queimadas correspondem a uma prática comumente utilizada nos campos brasileiros para a retirada da cobertura vegetal de uma determinada área. Podem ser ainda empregadas com propósitos de fertilização do solo, de renovação e de limpeza, sendo esse último comum nas queimadas em áreas urbanas. É um método de baixo custo e que pode ser executado em pouco tempo, o que faz com que seja amplamente utilizado. A colheita da cana-de-açúcar também pode ser feita a partir da queima da sua palha.

A prática das queimadas é comum na Amazônia para a abertura de áreas de pastagem e instalação de cultivos agrícolas.
A prática das queimadas é comum na Amazônia para a abertura de áreas de pastagem e instalação de cultivos agrícolas.

A legislação brasileira prevê e autoriza a prática das queimadas controladas para fins de produção agropastoris e de pesquisa científica e tecnológica. Para isso, é necessária a obtenção de uma autorização do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). De acordo com a Embrapa, quando descontroladas, as queimadas passam a ser caracterizadas como incêndios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas das queimadas

Diversas são as causas das queimadas, variando conforme o seu local de ocorrência. Nas áreas rurais, podem ser causadas:

  • para a limpeza ou retirada de cobertura vegetal para a formação de pastagem para o gado ou para o cultivo agrícola;

  • realização da colheita da cana-de-açúcar,

  • ainda para a renovação da vegetação nativa, uma vez que a prática pode ser benéfica em casos como o de algumas espécies típicas do Cerrado.

Quando nos voltamos para as cidades, as queimadas podem ser causadas pelo

  • ateamento de fogo no lixo urbano;

  • queda de balões;

  • acidentes;

  • vandalismo.

As condições do tempo podem agir como catalisador, como a baixa umidade relativa do ar, elevadas temperaturas e chuvas fortes com raios e ventos, que podem carregar uma faísca ou mesmo espalhar um foco de incêndio. A vegetação seca pode também criar condições para a ocorrência de queimadas.

Tipos de queimadas

As queimadas podem ser de dois tipos:

  • causadas pela ação do ser humano;

  • naturais.

Estas têm a sua origem principalmente em descargas elétricas – os raios –, comuns nas áreas de Cerrado.

Veja também: Como diminuir a poluição do ar?

Queimadas no Brasil

A utilização da queimada como prática agrícola no Brasil é muito antiga, datando de princípios da formação do território nacional. Sua aplicação é comum nos biomas da Amazônia e Cerrado, seguidos pela Mata Atlântica e pelo Pantanal.

Distribuição dos focos de queimadas por biomas brasileiros em 2020. Fonte: Inpe.
Distribuição dos focos de queimadas por biomas brasileiros em 2020. Fonte: Inpe.

De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora os focos de queimada no Brasil, o país tem registrado os maiores números de focos de queimadas na América do Sul desde pelo menos 1998. No ano de 2019 foram mapeados mais de 134 mil focos de queimadas no território brasileiro. O segundo país sul-americano que mais registrou queimadas foi a Venezuela, com pouco mais de 26 mil focos. As regiões Centro-Oeste e Norte são aquelas em que mais ocorreram focos de calor no ano de 2019, sendo 2020 um ano com recorde para todas as regiões.

Em escala estadual, o Mato Grosso registra a maior concentração de focos de queimadas, seguido pelo Pará e pelo Tocantins. O Pantanal mato-grossense é o bioma que mais foi atingido pelo fogo derivado da ação humana no ano de 2020, registrando o seu pior incêndio da história. Grande parte do Parque do Encontro das Águas, conhecido como santuário das onças-pintadas pela enorme concentração de indivíduos da espécie, foi tomado pelo fogo. O maior refúgio de araras-azuis também foi destruído|1|.

Queimadas no mundo

A incidência de queimadas não é exclusiva do Brasil. Embora aconteçam por motivos diferentes, são comuns as notícias de queimadas acontecendo em matas nos Estados Unidos e na Austrália, por exemplo. O que se alterou drasticamente, entretanto, é a dimensão que o fogo tem atingido nesses países.

No ano de 2018 um incêndio de grandes proporções atingiu o sul da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Foi reportado como sendo o maior da história daquele estado, estendendo-se por uma área de mais de 500 mil km2. Ao todo, foram mais de 40 focos em todo o país. No ano de 2020, o fogo atingiu novamente a Califórnia, sendo um desses incêndios ocasionados pela ação humana, por meio do uso de um dispositivo pirotécnico em um chá de revelação. Essa não foi a primeira ocorrência do tipo no país|2|.

Bombeiros atuando no controle das queimadas no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2020.
Bombeiros atuando no controle das queimadas no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2020.

Em escala global, o ano de 2019 representou um aumento alarmante no número de focos de queimada. Isso se deve sobretudo em função das mudanças climáticas, que alteraram o regime de chuvas em muitas áreas do planeta, havendo a incidência de longas estiagens, tempos secos, ventos fortes e ressecamento da vegetação.

Esses fatores contribuem enormemente para o princípio de incêndio. Nesse ano foram registrados incêndios de grandes proporções na Sibéria (Rússia), que, embora comuns no verão, foram classificados como os piores dos últimos anos. Houve também registros em países da África Subsaariana e na Indonésia|3|.

Incêndios na Austrália. A fauna local foi drasticamente afetada pelo fogo no país.
Incêndios na Austrália. A fauna local foi drasticamente afetada pelo fogo no país.

Repetindo um padrão mundial, as queimadas que são comuns na Austrália nos dois últimos meses do ano foram intensificadas pela alteração climática. Temperaturas elevadas, estiagem, ventos fortes e vegetação seca foram identificados como causas do agravamento das queimadas que tiveram início no final de 2019 e continuaram no ano seguinte|4|. Mais de 115 mil quilômetros quadrados de florestas e matas foram destruídos, o que deslocou 3 bilhões de animais e tirou a vida de cerca de 1 bilhão|5|.

Acesse também: O que são recursos naturais estratégicos?

Consequências das queimadas

As consequências das queimadas podem ser de escala local ou até mesmo global, transformando áreas e a vida de indivíduos que vivem nas suas imediações. São exemplos:

  • problemas respiratórios ou agravamento daqueles já existentes, principalmente em crianças e idosos;

  • redução da visibilidade, podendo provocar acidentes;

  • queda da qualidade do ar;

  • desmatamento e perda de biodiversidade, com destruição da fauna e da flora;

  • mudanças na qualidade dos solos – queda de fertilidade;

  • aumento da erosão dos solos;

  • desequilíbrio ecossistêmico e transformação de ciclos naturais, como o da água;

  • emissão de poluentes na atmosfera e aumento do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

Notas

|1| Queimadas no Pantanal já superam em 16 dias todos os setembros; mês deve ser o pior da história (Para acessar, clique aqui).

|2| Mais de 350 são resgatados de helicóptero após chá revelação causar incêndio na Califórnia (Para acessar, clique aqui).

|3| Número de incêndios florestais no mundo em 2019 é um recorde? (Para acessar, clique aqui).

|4| Incêndios florestais de origem natural se espalham pela Austrália; entenda as causas (Para acessar, clique aqui).

|5| Incêndios na Austrália afetaram quase 3 bilhões de animais, afirma estudo (Para acessar, clique aqui).

Por: Paloma Guitarrara

Artigos relacionados

Aquecimento Global

Saiba o que é e como funciona o Aquecimento Global, bem como suas causas e consequências principais.

Degelo

O degelo tem se agravado com o aquecimento da Terra. Clique e entenda!

Desertificação

Desertificação, O que é o processo de Desertificação, As causas do processo de Desertificação, Quais são os fatores que aceleram o processo de Desertificação, Quando e onde surgiu o termo Desertificação.

Desmatamento

Entenda as principais causas do desmatamento e conheça algumas das soluções possíveis para o problema. Veja o que essa prática gera para o planeta.

Ecossistema

Ecossistema, planeta, Terra, superfície, paisagens naturais, florestas tropicais, Savanas, Estepes e pradarias, Vegetação desértica, florestas temperadas, tundra, climática, relevo, raios solares, floresta Amazônica.

Efeito Estufa

Saiba como funciona o efeito estufa, suas principais causas e consequências e o debate existente sobre a sua suposta inexistência.

Poluição Atmosférica

Clique aqui e confira as consequências causadas pela poluição atmosférica!

Diferença entre desertificação e arenização

Descubra a diferença entre desertificação e arenização, duas formas de esgotamento dos solos que podem intensificar-se com as ações antrópicas.

Impactos da produção agrícola

Você sabe quais são os impactos da produção agrícola sobre o meio ambiente? Clique aqui e entenda os efeitos da atividade agrícola!

Queimadas no Pantanal

Entenda quais são as origens das queimadas no Pantanal. Veja também as principais causas e as consequências desse fenômeno para a sociedade e o meio ambiente.

Queimadas na Amazônia

Saiba quais são as origens e principais causas das queimadas na Amazônia e entenda as consequências dessa prática para o meio ambiente.

Transformações Climáticas

Transformações Climáticas, fatores que alteram o clma, o oceano antártico e suas alterações, fatores preocupantes que alteram o clima.

Como diminuir a poluição do ar?

Você sabe como diminuir a poluição do ar? Clique aqui e conheça medidas que podem ser tomadas pelos governos e por toda a sociedade.

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.