A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem é bastante conhecida. O caso de Minamata, por exemplo, mostra como a poluição pode causar danos à saúde da população.

A cada dia o homem causa mais impacto negativo ao meio ambiente, destruindo habitat para construir moradias, indústrias ou rodovias, poluindo diversos locais e caçando várias espécies. Essa destruição, muitas vezes, é realizada sem se conhecer ao certo todos os impactos que essas atitudes podem gerar a curto e a longo prazo, inclusive na saúde da população.

Como a ação do homem desencadeia o surgimento de doenças?

A saúde do nosso corpo apresenta relação direta com o ambiente em que vivemos. Um ambiente saudável geralmente não proporciona o aumento de casos de doenças, mas um ambiente degradado pode causar o aumento de casos de doenças já conhecidas e até mesmo o surgimento de novas patologias.

  • Desmatamento

Imagine, por exemplo, que uma área foi desmatada para a criação de pasto. Naquele local existiam diversas espécies, mas, com o desmatamento, elas perderam seu habitat. Na busca pela sobrevivência, muitos desses animais saem à procura de novos locais para obter alimento e abrigo, aumentando, assim, os riscos de encontro com o homem. Muitas dessas espécies podem ser agentes causadores de doença ou vetores.

Sem o contato com o homem, muitos agentes infecciosos restringem sua transmissão a pequenas áreas. O desmatamento, no entanto, pode ocasionar um aumento na área de transmissão e provocar surtos e epidemias.

O acidente em Mariana (MG) e a Febre Amarela

Um caso que merece destaque é o da febre amarela, que atualmente tem sua transmissão restrita a áreas de mata (febre amarela silvestre). Nesses locais, os macacos são seus principais hospedeiros e a transmissão é feita por picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes. O homem, ao adentrar essas áreas, pode ser picado por um mosquito contaminado e contrair a doença. Os aumentos nos casos de febre amarela registrados no Brasil no fim do ano de 2016 foram associados ao acidente de Mariana por alguns biólogos. Nesse local, uma grande área natural foi destruída, o que deixou animais hospedeiros mais suscetíveis a doenças e também levou os vetores para mais perto do homem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Poluição

A poluição também afeta diretamente a saúde de uma população e, dependendo do agente poluente, pode até mesmo causar a morte de uma pessoa. A poluição atmosférica, por exemplo, está relacionada com aumento de doenças como asma e bronquite, além, é claro, do câncer de pulmão. Já a poluição da água relaciona-se com doenças bastante conhecidas, como a hepatite A, a cólera, giardíase, febre tifoide e outras. Podemos citar também as contaminações por produtos químicos, como o mercúrio.

Entre as histórias mais conhecidas de poluição por produtos químicos, podemos citar a doença de Minamata, causada pelo lançamento de mercúrio por uma empresa chamada de Chisso em Minamata, no Japão. Essa doença levou várias pessoas à morte e tem como sintomas dormência dos membros, perda de coordenação e problemas na fala e visão.

O desmatamento pode fazer com que os organismos causadores de doença fiquem mais próximos ao homem

O desmatamento pode fazer com que os organismos causadores de doença fiquem mais próximos ao homem

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Impactos ambientais

Entenda a definição de impactos ambientais e por que eles não podem ser usados como sinônimos de algo negativo.

Danos ambientais do acidente em Mariana (MG)

Entenda como o acidente em Mariana (MG) afetou o meio ambiente e veja algumas previsões para o futuro da região.

Febre Amarela

Doença que pode ser fatal, caso não seja feito um acompanhamento médico adequado.

Giardíase

Informe-se a respeito da giardíase, uma doença que causa diarreias e acomete principalmente crianças.

Hepatite A

Saiba mais sobre a hepatite A, seus sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento.

Mercúrio

Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre Mercúrio. Saiba quais são as curiosidades sobre o menor planeta do Sistema Solar. Resolva os exercícios sobre o tema.

Poluição

Vamos falar um pouco sobre poluição? Neste texto explicaremos o que é poluição, suas causas e consequências, e apresentaremos seus principais tipos.

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Poluição de rios

A poluição dos rios causa alterações físicas na água. Confira!

Poluição Atmosférica

Clique aqui e confira as consequências causadas pela poluição atmosférica!

Poluição térmica

Conheça as causas e consequências da poluição térmica, tipo de poluição ainda pouco conhecida.

Poluição radioativa

Veja o que é poluição radioativa e como ela pode afetar a nossa qualidade de vida.

Poluição sonora

Clique aqui e veja como a poluição sonora é particularmente grave para o ser humano.

Poluição do solo

Confira as principais causas e as consequências da poluição do solo e as medidas necessárias para conter esse problema.