Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Entre os oito planetas que compõem o Sistema Solar na atualidade, Mercúrio é o menor em tamanho. Possui características físicas relacionadas aos planetas rochosos, com grande presença de ferro na sua composição e grande influência da radiação solar.

Culturalmente está associado à velocidade, já que, na mitologia romana, Mercúrio representa um mensageiro que utiliza da sua velocidade para entregar mensagens com rapidez aos destinatários. Além do nome, outra curiosidade de Mercúrio é que ele pode ser visto a olho nu do planeta Terra em alguns momentos do dia.

Leia também: Cinco curiosidades sobre o Sistema Solar

Dados gerais de Mercúrio

  • Diâmetro: 4879 quilômetros

  • Área da superfície: 74.800.000 quilômetros quadrados

  • Massa: 3.302×10²³ quilos

  • Distância do Sol: 57.910.000 quilômetros

  • Satélite natural: não possui.

  • Período de rotação: 59 dias

  • Período de translação: 87 dias

  • Temperatura média: 169,35 °C.

  • Composição atmosférica: hélio, sódio e oxigênio

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características de Mercúrio

Mercúrio é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a sua posição geográfica, ele é o planeta mais próximo do Sol e, ainda, o que possui o menor tamanho. Sua composição é caracterizada pela grande presença de ferro, um elemento químico que garante uma elevada densidade, sendo Mercúrio considerado o planeta mais denso entre os demais. Devido a sua composição, Mercúrio é classificado como um planeta interno, uma vez que é composto por inúmeras rochas e minerais.

Localização de Mercúrio no Sistema Solar.
Localização de Mercúrio no Sistema Solar.

A atmosfera de Mercúrio não é bem formada, sendo constituída principalmente por hélio, além de sódio e oxigênio. Essa característica interfere diretamente nas temperaturas da superfície de Mercúrio, já que o planeta possui pouca capacidade de reter o calor nela. Desse modo, Mercúrio, apesar da sua proximidade do Sol, apresenta temperaturas muitos diferentes entre o dia e a noite. Durante o dia, ele pode apresentar uma temperatura maior do que em qualquer outro planeta do Sistema Solar.

A sua superfície é rochosa, formada por inúmeras crateras. Em Mercúrio foi verificada a ocorrência de eventos como atividades tectônicas e vulcanismo, sendo que a sua superfície foi modificada por esses dois processos, e ainda, pelo impacto de diferentes objetos que colidiram com o planeta ao longo dos anos. Em razão do seu tamanho, assim como de suas características físicas, além das suas crateras, Mercúrio é recorrentemente comparado com a Lua do planeta Terra.

Mercúrio possui fraca atração gravitacional, não sendo capaz de reter elementos em grandes quantidades. Além disso, não possui nenhum satélite natural, como a Lua no planeta Terra. Apesar dos avanços em pesquisa e tecnologia, Mercúrio ainda é um planeta pouco explorado, sendo que, até então, poucas missões foram enviadas para ele. Desse modo, ainda há muito o que se descobrir em relação as suas características assim como aos aspectos relacionados com a sua formação e composição.

Veja também: Quais são os planetas gasosos do Sistema Solar?

Mercúrio na cultura popular

O nome do planeta Mercúrio está relacionado às figuras mitológicas. Na Grécia, Mercúrio era conhecido por Hermes, sendo que o nome Mercúrio tem origem romana. Seu significado está relacionado com a velocidade, já que Mercúrio era considerado um mensageiro dos deuses, e, em razão da sua velocidade, fazia com que as mensagens chegassem muito rápido aos seus destinatários. Esse nome justifica-se pela capacidade física de Mercúrio realizar, muito rapidamente, um movimento em torno do Sol.

O nome Mercúrio tem origem em uma figura mitológica considerada o deus dos viajantes em razão da sua velocidade.
O nome Mercúrio tem origem em uma figura mitológica considerada o deus dos viajantes em razão da sua velocidade.

Curiosidades sobre Mercúrio

  • Uma viagem espacial entre o planeta Terra e o planeta Mercúrio em uma espaçonave demoraria aproximadamente 64 dias.

  • Mercúrio pode ser visto a olho nu do planeta Terra, porém essa observação tem que ser feita ao início da manhã e ao final da tarde, já que a luz do Sol ofusca o planeta.

  • As últimas pesquisas sobre Mercúrio feitas por cientistas apontam para a presença de gelo na superfície do planeta, ou seja, pode haver água em Mercúrio.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Mackenzie) O nosso Sistema Solar é constituído por planetas classificados como internos ou externos. Os internos apresentam composição sólida, graças à presença de rochas e minerais em suas estruturas. Os externos apresentam consistência gasosa, por hélio e hidrogênio, e gelo. Assinale a única alternativa em que todos os astros citados estão corretamente classificados, hoje, pelos cientistas astronômicos:

A) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Saturno. Externos: Júpiter, Marte, Urano e Netuno.
B) Internos: Mercúrio, Vênus, Saturno e Terra. Externos: Marte, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
C) Internos: Mercúrio, Netuno, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Vênus e Plutão.
D) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
E) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Resolução

Alternativa E. Mercúrio é apontado como um planeta interno, já que a sua composição é caracterizada pela presença de minerais e rochas, em especial, o ferro. Além de Mercúrio, são considerados internos os planetas mais próximos do Sol e que possuem estrutura rochosa: Vênus, Terra e Marte.

Questão 2 – (UCPel 2017) Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”. Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que:


A) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou Estrela da Manhã, e, por sua característica brilhante, pode ser visto durante o dia.
B) Júpiter é o último (a partir do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.

C) Urano é conhecido como o “planeta azul”, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui 13 luas.

D) Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.
E) Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar à da lua, com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.

Resolução

Alternativa E. A alternativa correta apresenta as características de Mercúrio. Ele é o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol. Além disso, não possui satélites naturais e, em razão de suas características físicas, é apontado como muito parecido com a Lua, o satélite natural do planeta Terra.

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Cinco curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Marte

Clique aqui e conheça as principais características do Planeta Marte!

Netuno

Clique aqui e conheça algumas características e curiosidades sobre o planeta Netuno.

Planetas rochosos

Descubra quais são os quatro planetas rochosos do Sistema Solar e confira as suas principais características.

Plutão: o planeta anão

Você sabe por que Plutão foi rebaixado para a classificação de planeta anão? Clique aqui e descubra!

Saturno

Conheça as características de Saturno. Entenda mais sobre sua exploração, seus anéis e seus satélites artificiais. Leia algumas características desse planeta.

Terra

Único planeta do sistema solar que possui seres vivos.

Trânsito de Mercúrio e Trânsito de Vênus

Clique aqui para saber o que é o trânsito de Mercúrio e Vênus, fenômenos que ocorrem quando esses planetas cruzam a face do disco solar!

Vênus

Vênus, Planeta Vênus, Onde está situado o planeta Vênus no sistema solar, As semelhanças entre a Terra e Vênus, As características da atmosfera de Vênus, Os movimentos de rotação e translação de Vênus.