Trânsito de Mercúrio e Trânsito de Vênus

O trânsito de Mercúrio e o Trânsito de Vênus ocorrem quando esses planetas passam na frente do Sol, formando uma pequena mancha negra em sua face.

Quando Vênus ou Mercúrio passa na frente do Sol, ocorrem os chamados trânsitos de Vênus e Mercúrio

O chamado trânsito de Vênus ou trânsito de Mercúrio é o nome dado à passagem de um desses planetas na frente do Sol, o que gera uma pequena mancha escura na face da estrela. Esse fenômeno não pode ser observado para os demais planetas do Sistema Solar, pois eles possuem órbitas maiores que a da Terra.

No século XVII, os estudos de astronomia foram alavancados com o trabalho do importante astrônomo Johannes Kepler. Esse estudioso explicou esse fenômeno e mostrou que era possível prever a sua ocorrência. No ano de 1631, William Cabtree e Jeremiah Horrocks observaram pela primeira vez o trânsito de Vênus, que havia sido previsto por Kepler. Horrocks fez anotações importantes sobre o fenômeno, mas elas só foram publicadas em 1641.

→ Como observar esse fenômeno?

A observação do trânsito dos planetas pode ser direta, com ou sem o uso de telescópio, ou indireta, quando a imagem do Sol é projetada em uma tela. De qualquer forma, deve-se tomar os devidos cuidados na observação do Sol, pois existem riscos à saúde dos olhos. Para protegê-los, filtros e máscaras podem ser utilizados.

→ De quanto em quanto tempo ocorre esse fenômeno?

O trânsito de Mercúrio é o mais comum, pois esse planeta possui um período orbital de apenas 88 dias. Além disso, sua órbita alinha-se à órbita da Terra com mais frequência. Até o ano de 2098, ocorrerão 14 trânsitos de Mercúrio e 13 deles poderão ser vistos no Brasil.

O trânsito de Vênus é mais raro em razão do menos frequente alinhamento das órbitas de Vênus e da Terra. A última ocorrência foi em 2012 e a próxima será apenas em 2117.

Por: Joab Silas da Silva Júnior