Astrofísica

A Astrofísica é o ramo da Astronomia que estuda os elementos do universo e a sua formação por meio de aplicações das leis da Física.

A Astrofísica é o ramo da Astronomia que aplica as leis da Física para a compreensão do universo

A Astrofísica é o ramo da Astronomia que estuda o universo e seus elementos por meio de aplicações das leis da Física. Os objetos de estudo da Astrofísica são infinitos e muito diversos, pois essa ciência estuda planetas, sistemas solares, estrelas, galáxias, radiações cósmicas, buracos negros etc.

Equipamentos de análise

A instrumentação utilizada pela Astrofísica para realização de suas análises é composta de diversos aparelhos astronômicos, como lunetas, telescópios, espectrômetros, polarímetros, fotômetros, telescópios espaciais, radiotelescópios etc.

Radiotelescópios instalados no Novo México, Estados Unidos

Linhas de pesquisa da Astrofísica

• Cosmologia: Estudo da radiação cósmica e formação de estrelas;

• Radiofísica: Estudo da astronomia galática e extragalática;

• Ondas gravitacionais: Compreensão e observação das ondas gravitacionais;

• Estrelas binárias: Compreensão da formação e estrutura das estrelas binárias;

• Instrumentação astronômica: Desenvolvimento e uso de instrumentos astronômicos.

Kepler, o primeiro Astrofísico

Johannes Kepler é considerado o primeiro astrofísico. Em virtude de suas explicações do universo feitas por meio das chamadas Leis de Kepler para o movimento planetário, a Física começou a fazer parte da Astronomia.

Johannes Kepler foi um astrônomo alemão que deu contribuições muito preciosas para a Astronomia

Com os textos dispostos logo mais abaixo, você encontrará explicações de fenômenos, definições de conceitos, curiosidades e muito mais!

Bons estudos!

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos de Astrofísica

Ano-luz

Você já ouviu falar de ano-luz? Trata-se de uma medida de espaço astronômica que expressa a distância que a luz percorre no vácuo durante o período de um ano terrestre. Um ano-luz equivale a aproximadamente 9,4 bilhões de quilômetros. Clique para saber mais sobre essa unidade e conferir algumas curiosidades!

Astronomia

Gosta de astronomia e quer saber mais sobre o assunto? Acesse e confira o que ela estuda e o que é preciso para ser um astrônomo.

Buraco negro

Clique para saber o que é buraco negro. Saiba como ele se forma, seus tipos e qual é a sua estrutura. Conheça as teorias que o explicam.

Cinco grandes marcos da Astronomia

Desde a Antiguidade, a humanidade observa o céu noturno em busca de respostas. Ao perceberem padrões nos movimentos dos astros, as civilizações antigas puderam predizer quais seriam as melhores épocas de colheita, plantio, bem como a chegada das estações do ano. Conheça aqui alguns dos marcos mais importantes da Astronomia!

Efeito estilingue

O efeito estilingue faz com que a nave ganhe velocidade sem gastar combustível.

Espectro solar

Você já ouviu falar do espectro da luz solar? Toda a luz produzida pelo Sol é proveniente do processo de irradiação térmica, em razão das altas temperaturas decorrentes das reações de fusão nuclear. A maior parte de sua luz é distribuída entre as faixas do infravermelho e da luz visível. Saiba mais!

Estação Espacial Internacional

Você sabia que é possível ver a Estação Espacial Internacional a olho nu? Clique aqui e saiba tudo sobre esse superlaboratório que orbita a Terra.

Estrelas

Clique aqui e descubra como ocorre a formação das estrelas, como são classificadas e como chegam ao fim. Saiba também seus tipos e suas principais características.

Estrelas cadentes

Clique aqui para entender o que realmente são aqueles rastros luminosos no céu que chamamos de estrelas cadentes.

Estrelas de nêutrons

Aprenda mais sobre a formação e o comportamento de uma classe de estrelas muito curiosa: as estrelas de nêutrons.

Existe a quarta lei de Kepler?

Existe a quarta lei de Kepler? Clique aqui e saiba se de fato existe uma quarta lei para o movimento planetário.

Exoplanetas

Você sabe o que são exoplanetas? Entenda como eles são encontrados, conheça o exoplaneta mais próximo e saiba se é possível encontrar vida nos exoplanetas.

História da construção dos modelos planetários

Veja como ocorreu o desenrolar da construção dos modelos planetários. É só clicar aqui!

Luneta astronômica

Saiba aqui o que é uma luneta e veja também como é formada a imagem de um objeto no interior da luneta astronômica.

Missão Kepler

Saiba mais sobre a missão Kepler, atividade executada pela NASA que tem por objetivo descobrir novos mundos!

Ondas gravitacionais

Quando corpos de grandes massas, como estrelas anãs brancas, estrelas de nêutrons ou prótons, orbitam entre si, formando sistemas binários, ou quando buracos negros colidem-se, surgem as ondas gravitacionais. Conheça o que são essas ondas que deformam o espaço-tempo e que podem ser detectadas a grandes distâncias.

Raios cósmicos

Aprenda o que são os raios cósmicos, de onde surgem, como são detectados e qual o seu efeito sobre nós!

Sistema Solar

Clique aqui, entenda a origem e a formação do Sistema Solar e saiba quais são as principais características dos planetas que o compõem.

Telescópio

Conheça o funcionamento do telescópio, o instrumento óptico que revolucionou a astronomia.

Telescópio espacial James Webb

Clique aqui para conhecer o telescópio espacial James Webb, o substituto do telescópio Hubble que será lançado em outubro de 2018.

Telescópio Hubble

Clique e saiba mais sobre o Hubble, telescópio que revolucionou a Astronomia nos anos 1990 ao mostrar imagens inéditas do universo.

Trânsito de Mercúrio e Trânsito de Vênus

Clique aqui para saber o que é o trânsito de Mercúrio e Vênus, fenômenos que ocorrem quando esses planetas cruzam a face do disco solar!

Unidades astronômicas

Conheça as unidades astronômicas que medem o cosmos. É só clicar aqui!