Unidades astronômicas

Como as medidas do universo são extremamente grandes, a Astronomia utiliza unidades de medida, denominadas de unidades astronômicas, que facilitam a compreensão do cosmo.

A Astronomia é o ramo da Física que se dedica à compreensão de fenômenos relacionados com o universo, como as forças gravitacionais, a composição dos corpos celestes, as órbitas de estrelas e planetas etc. Como as dimensões do universo são extremamente grandes, a astronomia utiliza unidades de medida que simplificam as análises do cosmos.

Abaixo estão as definições das unidades de medida de distância utilizadas pela Astronomia.

1. UNIDADE ASTRONÔMICA (UA)

A unidade astronômica, representada por au (astronomical unit), corresponde à distância média entre a Terra e o Sol e tem por objetivo expressar distâncias relativas ao sistema solar. A definição do valor de 1 au era feita com base em conceitos de gravitação newtoniana e possuía um valor que não era exato. Em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu, a partir de medidas precisas do sistema solar, que o valor de 1 au corresponde a exatos 149.597.870.700 m.

2. O ANO-LUZ

O ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz no tempo de um ano. Essa unidade é frequentemente entendida como uma unidade de tempo por causa do termo ano que a compõe. Todavia, ela é utilizada para a medida de distâncias extremamente grandes, como a distância entre duas galáxias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para definir o que é 1 ano-luz, precisamos saber que velocidade da luz no vácuo é de 300.000.000 m/s e que 1 ano possui 31.536.000 s. Utilizando a equação para a velocidade média, podemos encontrar a distância equivalente a 1 ano-luz.

VM = Δs
         Δt

Δs = VM . Δt

Δs = 300.000.000 x 31.536.000

Δs = 9,5 x 10 15 m

1 ano-luz = 9,5 x 10 15 m = 9,5 x 10 12 km

A galáxia mais próxima de nós é Andrômeda e está a aproximadamente dois milhões de anos-luz!

3. PARSEC

É uma unidade de distância que representa a paralaxe (diferença entre a posição de um objeto visto por dois observadores) anual de um segundo. Pode ser também entendida como a distância a que deveria estar um observador para perceber 1 au sob um ângulo de um arco de segundo. O parsec é simbolizado por pc.

1 pc = 3,08 x 10 16 m

A Astronomia utiliza as unidades astronômicas para simplificar o estudo do universo

A Astronomia utiliza as unidades astronômicas para simplificar o estudo do universo

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Ano-luz

Você já ouviu falar de ano-luz? Trata-se de uma medida de espaço astronômica que expressa a distância que a luz percorre no vácuo durante o período de um ano terrestre. Um ano-luz equivale a aproximadamente 9,4 bilhões de quilômetros. Clique para saber mais sobre essa unidade e conferir algumas curiosidades!

Buraco negro

Conheça as principais características do buraco negro, o monstro da gravidade que é capaz de aprisionar até mesmo a luz!

Cinco curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Estrelas cadentes

Clique aqui para entender o que realmente são aqueles rastros luminosos no céu que chamamos de estrelas cadentes.

Gravitação

Você sabe o que é gravitação? Clique aqui e conheça importantes estudos de Newton sobre essa questão.

Lei da Gravitação de Newton

Conheça a lei da gravitação e sua equação, que determina a intensidade da força de atração entre dois corpos separados por uma distância qualquer.

Luneta astronômica

Saiba aqui o que é uma luneta e veja também como é formada a imagem de um objeto no interior da luneta astronômica.

Missão Kepler

Saiba mais sobre a missão Kepler, atividade executada pela NASA que tem por objetivo descobrir novos mundos!

Nebulosas

Clique aqui e saiba o que são e quais são os tipos existentes de nebulosas e suas propriedades.

Ondas gravitacionais

Quando corpos de grandes massas, como estrelas anãs brancas, estrelas de nêutrons ou prótons, orbitam entre si, formando sistemas binários, ou quando buracos negros colidem-se, surgem as ondas gravitacionais. Conheça o que são essas ondas que deformam o espaço-tempo e que podem ser detectadas a grandes distâncias.

Raios cósmicos

Aprenda o que são os raios cósmicos, de onde surgem, como são detectados e qual o seu efeito sobre nós!

Telescópio

Conheça o funcionamento do telescópio, o instrumento óptico que revolucionou a astronomia.