Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, sendo conhecido pelos seus anéis. É formado por gases, como o hidrogênio e o hélio, sendo um dos quatro planetas gasosos do Sistema Solar. A exploração de Saturno, por meio de pesquisas científicas realizadas nos últimos anos, permitiu ampliar-se o conhecimento astronômico sobre o planeta. Por meio dessas pesquisas, foi possível verificar que Saturno possui sete anéis.

Além disso, a exploração do planeta permitiu a contabilização de muitos satélites naturais, entre eles sua lua mais famosa, Titã. Uma curiosidade sobre Saturno é que ele foi descoberto pelo famoso astrônomo italiano Galileu Galilei, no ano de 1610.

Leia também: 5 grandes marcos da astronomia

Dados gerais de Saturno

  • Diâmetro: 116.460 quilômetros

  • quadradosquilômetros 10: 4.27x10superfície da Área

  • Massa: 5.6846x106 quilos

  • Distância do Sol: 1.429.400.000 quilômetros

  • Satélite natural: mais de 53

  • Período de rotação: aproximadamente 10 horas

  • Período de translação: aproximadamente 30 anos

  • Temperatura média: -139 °C

  • Composição atmosférica: hidrogênio e hélio

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características de Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Ele está situado na sexta posição, partindo do Sol, entre os planetas Júpiter e Urano. As suas características, inclusive, são muito próximas das de Júpiter, outro planeta gasoso e que detém o título de ser o maior do Sistema Solar. Saturno possui um núcleo rochoso, mas não apresenta uma superfície sólida. Ele é um planeta gasoso, sendo constituído principalmente por hidrogênio e hélio.

Na sua atmosfera, a presença de gases faz com que ocorra fortes ventos atmosféricos. Saturno é conhecido pelos seus anéis e, ainda, pelo grande volume de satélites naturais que o orbitam.

Saturno é caracterizado pelos seus grandes anéis. Ele é o sexto planeta a partir do Sol, localizado logo depois do gigante Júpiter.
Saturno é caracterizado pelos seus grandes anéis. Ele é o sexto planeta a partir do Sol, localizado logo depois do gigante Júpiter.

Anéis de Saturno

Os anéis de Saturno são formados por um grande volume de poeira cósmica e gelo, além de detritos cósmicos. O planeta possui, ao todo, sete anéis, que medem quilômetros de extensão e contornam toda a sua superfície. A dimensão dos anéis é tão grande que, inclusive, eles podem ser visualizados da Terra. Os anéis são facilmente associados ao planeta na astronomia e na cultura, porém sua presença não é exclusividade de Saturno, sendo ainda verificada nos outros planetas gasosos: Júpiter, Urano e Netuno.

Luas de Saturno

As pesquisas astronômicas revelaram a presença de inúmeros satélites naturais em Saturno, sendo a primeira lua, chamada Titã, descoberta em 1655. Os avanços tecnológicos, em especial no último século, possibilitaram o reconhecimento oficial de 53 satélites naturais que orbitam o planeta. Já algumas pesquisas ainda mais recentes apontam que esse número pode chegar a 62. A lua mais conhecida de Saturno é Titã, a segunda maior lua do Sistema Solar e, muitas vezes, apontada como um astro passível de existir condições de vida.

Saturno possui muitos satélites naturais, que são luas que o orbitam. A maior e mais famosa delas é chamada de Titã.
Saturno possui muitos satélites naturais, que são luas que o orbitam. A maior e mais famosa delas é chamada de Titã.

Exploração de Saturno

Saturno já foi explorado por diversas missões espaciais, com destaque para a atuação de quatro naves espaciais no processo de pesquisa sobre o planeta. A primeira missão, empreendida pela nave Pionner 11, foi realizada em 1979. Já as naves Voyager I e II foram enviadas para Saturno na década de 1980. Por fim, a Cassini realizou importantes missões em Saturno a partir de 2004. Essa última nave foi a que mais contribuiu com informações sobre a superfície do planeta e, ainda, sobre suas luas.

Veja também: 5 curiosidades sobre o Sistema Solar

Curiosidades sobre Saturno

  • A descoberta de Saturno ocorreu em 1610, pelo famoso astrônomo italiano Galileu Galilei.

  • O nome de Saturno representa o deus da agricultura na mitologia romana.

  • Assim como outros quatro planetas do Sistema Solar, Saturno pode ser visualizado da Terra.

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Asteroides

Você sabe o que é um asteroide? Clique aqui e conheça esses corpos celestes que vagam pelo espaço em órbitas ao redor do Sol.

Cinco curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Formação do sistema solar

Veja aqui qual é a teoria mais aceita que diz respeito à formação do sistema solar.

Júpiter

Clique aqui e conheça as principais características de Júpiter, o quinto planeta do sistema solar.

Marte

Clique aqui e conheça as principais características do Planeta Marte!

Mercúrio

Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre Mercúrio. Saiba quais são as curiosidades sobre o menor planeta do Sistema Solar. Resolva os exercícios sobre o tema.

Netuno

Clique aqui e conheça algumas características e curiosidades sobre o planeta Netuno.

Planetas gasosos do Sistema Solar

Clique aqui para conhecer melhor os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, planetas formados predominantemente por gases.

Plutão: o planeta anão

Você sabe por que Plutão foi rebaixado para a classificação de planeta anão? Clique aqui e descubra!

Terra

Único planeta do sistema solar que possui seres vivos.

Urano

Conheça aqui as características e curiosidades do planeta Urano!