Júpiter

A atmosfera de Júpiter é composta basicamente de hidrogênio e hélio, sua temperatura média é de aproximadamente 110 graus Celsius negativos.

Com diâmetro de 142.984 quilômetros, esse é o maior planeta do Sistema Solar – para se ter uma ideia da sua imensidão, caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter, que possui mais massa que todos os outros planetas juntos. Sua atmosfera é composta basicamente de hidrogênio e hélio e a temperatura média é de aproximadamente 110 graus Celsius negativos.

Júpiter é o quinto planeta do Sistema Solar, e sua distância para o Sol é de 779 milhões de quilômetros. O movimento de rotação é realizado em cerca de dez horas, ou seja, um dia tem duração de dez horas nesse planeta. Porém, em razão da sua distância em relação ao Sol, os anos são longos, equivalentes a 12 anos na Terra.

Menos nítido que o de Saturno, Júpiter também possui anel em sua estrutura, provavelmente formado por partículas de poeira. Outra característica marcante é a Grande Mancha Vermelha, considerada uma tempestade anticiclônica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visível a olho nu, esse corpo celeste é o quarto objeto mais brilhante no céu, atrás do Sol, da Lua e de Vênus. Sua observação é feita desde as civilizações antigas, no entanto, foi no início do século XVII que as pesquisas avançaram. Com a utilização de um telescópio, Galileu Galilei descobriu os quatro maiores satélites naturais de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Esse marco revolucionou os estudos, e com o avanço tecnológico (desenvolvimento de telescópios de maior precisão) foi possível aprofundar as análises astronômicas. Atualmente, são conhecidos 63 satélites de Júpiter. O principal é Europa, pois debaixo de sua crosta de gelo há a possibilidade de existir um oceano líquido, que pode abrigar algum tipo de vida.

Curiosidade: uma viagem da Terra a Júpiter, em uma espaçonave, levaria cerca de 490 dias.

 

Júpiter: o maior planeta do Sistema Solar

Júpiter: o maior planeta do Sistema Solar

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Marte

Clique aqui e conheça as principais características do Planeta Marte!

Saturno

Clique aqui e conheça as principais características de Saturno!

Urano

Conheça aqui as características e curiosidades do planeta Urano!

Terra

Único planeta do sistema solar que possui seres vivos.

Netuno

Clique aqui e conheça algumas características e curiosidades sobre o planeta Netuno.

Plutão: o planeta anão

Você sabe por que Plutão foi rebaixado para a classificação de planeta anão? Clique aqui e descubra!

Planetas gasosos do Sistema Solar

Clique aqui para conhecer melhor os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, planetas formados predominantemente por gases.

Telescópio Hubble

Clique e saiba mais sobre o Hubble, telescópio que revolucionou a Astronomia nos anos 1990 ao mostrar imagens inéditas do universo.

Vênus

Vênus, Planeta Vênus, Onde está situado o planeta Vênus no sistema solar, As semelhanças entre a Terra e Vênus, As características da atmosfera de Vênus, Os movimentos de rotação e translação de Vênus.