Poluição térmica

A poluição térmica provoca a diminuição do teor de oxigênio dissolvido na água, provocando a morte de vários organismos
A poluição térmica provoca a diminuição do teor de oxigênio dissolvido na água, provocando a morte de vários organismos

O termo poluição vem do latim poluere e significa manchar, poluir. Chamamos de poluição a presença de poluentes (substâncias ou agentes físicos) no ambiente, geralmente oriundos de atividades humanas. Esses poluentes causam impactos e afetam a vida das diversas espécies de seres vivos de um hábitat.

Há vários tipos de poluição causada pelas atividades humanas, e uma delas é a poluição térmica, um tipo de poluição pouco conhecida por não ser diretamente visível.

A poluição térmica consiste no aquecimento das águas de rios, mares e lagos, pelo despejo de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. Usinas hidroelétricas e atômicas despejam a água utilizada no resfriamento de seus reatores na água, e a indústria canavieira também despeja a água utilizada na evaporação do caldo de cana em rios. Isso faz com que a temperatura dessas águas se eleve, trazendo algumas possíveis consequências para o meio ambiente e para os seres vivos que ali habitam.

A poluição térmica, associada a outros tipos de poluição, pode trazer sérios prejuízos ao meio ambiente. O aumento da temperatura das águas propicia o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem causar doenças em peixes e outros organismos, o que aumenta a taxa de mortalidade. Nessas águas aquecidas há menores quantidades de oxigênio dissolvido, e isso pode levar à morte por asfixia de algumas espécies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o aumento da temperatura da água, algumas espécies que são termosensíveis podem desaparecer por não suportar as novas condições do meio, e isso, por sua vez, pode causar impactos na cadeia trófica do hábitat.

O aumento da temperatura também pode causar impacto na reprodução de alguns organismos, já que as células sexuais e os ovos das espécies que realizam fecundação externa são sensíveis ao aumento da temperatura. Além disso, pode provocar eutrofização dos cursos d’água onde há matéria orgânica em excesso.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

04 de outubro – Dia da Natureza

Saiba mais sobre o Dia da Natureza e a importância dessa data para a conscientização sobre o meio ambiente.

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Ciclo da Água

Ciclo da água, A molécula H2O, Hidrosfera, Estados físicos da água, Gelo, Solidificação / fusão, Vapor d’água, Evaporação, Biosfera, Cíclico curto, Cíclico longo, Percolação, Gotículas, Neve, Granizo, Excreção fisiológica.

Compostagem: reciclando a matéria orgânica

Conheça e saiba o que é compostagem, o processo de transformação da matéria orgânica em adubo.

Derramamento de petróleo

Clique aqui e veja quais são os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo e como pode ser feita sua retirada dos oceanos.

Eutrofização

Um dos principais desastres ambientais que podem ocorrer num lago ou reservatório.