Predação

Cobra alimentando-se de outro animal, um exemplo de predação
Cobra alimentando-se de outro animal, um exemplo de predação

Existem diferentes tipos de relações ecológicas, que podem ser divididas em relações intraespecíficas e interespecíficas. As relações intraespecíficas são aquelas nas quais indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam ou então geram algum prejuízo por meio de disputas. Já nas relações interespecíficas, a interação ocorre entre diferentes espécies, se auxiliando ou se prejudicando.

Dentre as relações interespecíficas, o predatismo ou predação é uma relação desarmônica na qual um animal, denominado predador, captura e mata outro animal, denominado presa, para se alimentar. Assim, todos os carnívoros são considerados predadores. Alguns exemplos de predadores são leão, lobo, cobra, alguns peixes e aves, o homem, dentre outros. As presas podem ser diferentes tipos de insetos, alguns peixes, zebras e ratos.

Para evitar serem predados, alguns animais desenvolveram mecanismos de defesa. Entre esses mecanismos está a produção de secreções irritantes e o mimetismo, semelhanças entre indivíduos que confundem os predadores. Outra forma encontrada foi a camuflagem, na qual o ser se confunde com o ambiente, o que dificulta o predador localizar sua presa.

No predatismo, uma das espécies serve de alimento para outras. Como demonstrado na imagem acima, a cobra é considerada predadora. Em sentido mais amplo, a predação é um meio de controlar o número de indivíduos de uma população, mantendo em equilíbrio os animais e as plantas. Esse equilíbrio permite que não falte alimento para as diferentes espécies animais, assim como não permite que uma população cresça exageradamente, extinguindo espécies que são consumidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Giorgia Lay-Ang

Artigos relacionados

Camuflagem, aposematismo e mimetismo

Conheça mais sobre alguns recursos que animais e vegetais utilizam para se manter vivos, garantindo a existência da espécie.

Comensalismo

Saiba mais sobre o comensalismo, uma relação ecológica interespecífica em que apenas um indivíduo obtém benefícios.

Mutualismo

Entenda o que é mutualismo e conheça alguns exemplos importantes dessa relação ecológica.

Pirâmides Ecológicas

Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos. Clique e saiba mais!

Protocooperação

Conheça a protocooperação, uma relação ecológica não obrigatória que beneficia todos os envolvidos.

Relações Desarmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie sofre danos.

Relações ecológicas

Entenda o que são e quais as principais relações ecológicas e saiba como elas podem ser divididas.