Pirâmides Ecológicas

As pirâmides ecológicas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos e pode ser representada graficamente por meio de números, biomassa e energia.

Pirâmides ecológicas representam relações entre níveis tróficos
Pirâmides ecológicas representam relações entre níveis tróficos

Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado.

Esta representação gráfica por ser:

Pirâmide de números

Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.

Pirâmide de biomassa

Relaciona a quantidade de matéria orgânica disponível em cada nível trófico por unidade de área, em um determinado momento. Tal como no exemplo anterior, em alguns casos pode ser caracterizada como uma pirâmide invertida, já que há a possibilidade de haver, por exemplo, a redução da biomassa de algum nível trófico, alterando tais proporções. O exemplo abaixo se refere ao período de um ano:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pirâmide de energia

Retrata, para cada nível trófico, a quantidade de energia acumulada, em uma determinada área ou volume, em um intervalo de tempo. Dessa forma, representa a produtividade do ambiente em questão.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é representada por uma série linear de seres vivos na qual a energia flui. Clique e confira suas principais características.

Ciclo do nitrogênio

Saiba o que é o ciclo do nitrogênio e porque esse ciclo é tão importante para os seres vivos.

Níveis tróficos

Descubra o que são os níveis tróficos e as principais diferenças entre organismos produtores, consumidores e decompositores de uma cadeia alimentar.

População e comunidade

Compreenda a diferença entre população e comunidade e aprenda mais sobre Ecologia, uma área que estuda o meio ambiente e os seres que nele vivem.

Predação

Conheça essa relação ecológica interespecífica

Teia alimentar

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Clique e descubra qual a relação da teia alimentar com a cadeia alimentar.