Hábitat e nicho ecológico

O hábitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica
O hábitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica

A expressão hábitat se refere ao local onde determinada espécie vive. O lobo-guará, por exemplo, habita campos de cerrado e, por isso, podemos dizer que ele está adaptado a este ambiente. Outras espécies de mamíferos, e uma infinidade de animais, também têm este hábitat.

Para que cada espécie se adapte a um determinado ambiente, é necessário que esta tenha condições que favoreçam sua alimentação, abrigo, reprodução, dentre outros aspectos relativos à sua sobrevivência; e que possa ali desempenhar papéis intrínsecos à sua espécie. O conjunto destas relações é o que chamamos, na ecologia, de nicho ecológico.

Existe a possibilidade de inúmeros animais compartilharem o mesmo hábitat. Entretanto, o nicho ecológico é característico para cada espécie, já que ele indica, dentre diversos outros aspectos, como, onde e à custa de quem esta se alimenta, por quem é comida, como e onde descansa e se reproduz: características que contemplam apenas o seu grupo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O lobo-guará, nosso exemplo escolhido, por ser onívoro, tem o papel de consumidor primário, ao se alimentar de vegetais; e consumidor secundário, ou terciário, ao se alimentar de tecidos animais. Ele tem como predador natural a onça pintada; possui hábitos crepusculares, é territorialista, anda aos pares somente no período de reprodução, e desempenha cuidado parental aos seus filhotes. Todas estas informações fazem parte do nicho ecológico deste animal.

Alguns autores comparam hábitat à casa do animal; e nicho ecológico ao que seria “sua profissão”.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

Clique aqui e veja cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem!

Floresta temperada

Clique aqui e saiba mais sobre as características da floresta temperada.

Floresta tropical

Saiba mais sobre a floresta tropical, bioma que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais de todo o mundo.

Habitat

Compreenda o que é habitat e como sua destruição afeta a sobrevivência de uma espécie.

População e comunidade

Compreenda a diferença entre população e comunidade e aprenda mais sobre Ecologia, uma área que estuda o meio ambiente e os seres que nele vivem.

Relações Harmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie se beneficia, mas sem causar danos à outra.

Taiga

Conheça mais sobre a taiga, um bioma que abriga animais como ursos-pardos, linces e alces.