Taiga

A taiga, também chamada de floresta de coníferas ou floresta boreal, está localizada entre as florestas tropicais e a tundra ártica; e em outras regiões do planeta, como porções da América do Norte, da Europa e da Ásia. É um bioma que se caracteriza por ter invernos rigorosos, com estações quentes mais longas e amenas.

  O nome floresta de coníferas se dá pelo fato de esse bioma ser constituído por árvores do grupo das gimnospermas, como os pinheiros, cedros e abetos, além de musgos e líquens. Apesar do inverno rigoroso, a folha das coníferas é sempre verde, apresentando muitas adaptações para sobreviver às condições do bioma. A folha das coníferas é estreita, afilada e com cutícula grossa para suportar as baixas temperaturas e impedir a perda de água para o ambiente; e a forma aciculada da folha (forma de agulha) dificulta o acúmulo de neve. Essas árvores conseguem sobreviver ao inverno sem perder as folhas; assim, a fotossíntese pode começar logo no início da primavera, sem que seja necessário esperar o crescimento de novas folhas. As árvores possuem a cortiça de seus caules muito espessa, para promover o isolamento térmico, protegendo-as do frio e do ataque de animais. É um bioma que apresenta solos rasos com acúmulo de uma espessa camada de folhas e ramos mortos em decomposição.

Sua fauna é composta por insetos, renas, alces, ursos-pardos, lobos, linces, porcos-espinhos, lebres, raposas, martas, esquilos e aves, sendo que a maioria das aves, na época do inverno, migra para outras regiões com temperaturas mais elevadas.

Infelizmente, a taiga, refúgio de muitos animais, alguns em extinção, corre o risco de acabar, pois a exploração de madeira para a construção civil, fabricação de papel, etc., tem reduzido o bioma de forma drástica. No Canadá, a utilização das árvores da taiga para a fabricação de papel é uma atividade que movimenta a economia do país. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A taiga é constituída por árvores gimnospermas e animais como o urso-pardo, martas, linces e alces.

A taiga é constituída por árvores gimnospermas e animais como o urso-pardo, martas, linces e alces.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Distribuição dos biomas do mundo

Conheça os principais biomas do mundo e suas características básicas, como a localização e os aspectos gerais.

Floresta temperada

Clique aqui e saiba mais sobre as características da floresta temperada.

Floresta tropical

Saiba mais sobre a floresta tropical, bioma que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais de todo o mundo.

Habitat

Compreenda o que é habitat e como sua destruição afeta a sobrevivência de uma espécie.

Hábitat e nicho ecológico

Compreenda dois termos muito importantes no estudo da ecologia.

Tundra

Conheça mais sobre a tundra, um bioma localizado no Hemisfério Norte.