Distribuição dos biomas do mundo

Existem dezenas de biomas do mundo, com quantidades que variam conforme a classificação adotada. A existência desses tipos está muito ligada ao clima.

Os biomas representam um conjunto de ecossistemas interligados, referindo-se ao agrupamento relativamente homogêneo das características fitogeográficas de um dado ambiente. No mundo, existem vários deles e, segundo as classificações mais aceitas, dez diferentes tipos de biomas espalham-se pelo planeta, conforme podemos observar no mapa:

Mapa dos biomas pelo mundo
Mapa dos biomas pelo mundo

A seguir, você poderá conferir um breve resumo sobre os principais biomas do mundo, com suas características e localizações.

Tundra

Localização: extremo norte da América do Norte, da Europa e da Rússia.

Aspectos principais: vegetação rasteira, espaçada, acostumada a ambientes com temperaturas muito baixas e à presença de um tipo do solo conhecido por permafrost, constantemente congelado. Encontram-se nessas áreas muitos animais presentes apenas no verão, além de animais típicos, como roedores, lebres, lobos, ursos e outros.

Taiga (floresta boreal ou de coníferas)

Localização: Alasca, Sibéria, Canadá e norte da Europa.

Aspectos principais: vegetação composta por pinheiros e árvores aciculifoliadas (folhas em forma de agulhas) acostumada a ambientes muito frios, com invernos rigorosos na maior parte do ano. Habitam nessa região algumas espécies de ursos, lobos, bisões, alces e outros.

Vegetação de altitude

Localização: todas as áreas de elevadas altitudes, geralmente com mais de quatro mil metros, tais como o Andes e o Himalaia.

Aspectos principais: apresenta fisionomias variadas e é adaptada a cada tipo de ambiente, que é bastante variável. Em alguns pontos, sobretudo nas altitudes mais superiores, ocorrem as chamadas “neves eternas”, que dificultam a vida animal nesses locais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Floresta temperada

Localização: América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul

Aspectos principais: Sua vegetação é chamada de decídua ou caducifólia (que perde suas folhas no outono). Possui bons índices pluviométricos, o que enrique a vegetação, os ecossistemas e a biodiversidade.

Floresta tropical

Localização: áreas de médias e baixas latitudes, entre 28ºN 28ºS, incluindo a Floresta Amazônica e muitas outras. Ocupa partes dos continentes americano, asiático, africano e centro-americano.

Aspectos principais: árvores de climas quentes e pluviosidade elevada, o que garante a presença de árvores de grande porte e uma infinidade de ecossistemas.

Estepe:

Localização: áreas tropicais e subtropicais, ocupando a maior parte do globo e envolvendo diversos subtipos e faixas de transição entre um bioma e outro.

Aspectos principais:  Campos abertos, espaçados, com poucas árvores e uma grande quantidade de gramíneas. Conta com altas temperaturas e apresenta solos férteis, com grande capacidade agrícola. 

Savanas:

Localização: Brasil, África e norte da América do Sul.

Aspectos gerais: vegetação menos densa e arbórea, porém com grandes florestas (cerradões) em ambientes mais ricos biologicamente.

Desertos

Localização: em vários lugares, como o norte da África, o sul da América do Sul, a Austrália, a China e o Oriente Médio.

Aspectos gerais: clima árido, vegetação e vida escassas, além de formações em dunas.

Vegetação Mediterrânea

Localização: sul da Europa, extremo sul da África e partes da Austrália.

Aspectos gerais: possui uma vegetação relativamente densa e árvores de médio porte espaçadas entre si, além de apresentar solos altamente suscetíveis ao processo de desertificação.

Os biomas constituem-se de diferentes formas a depender das condições que os envolvem

Os biomas constituem-se de diferentes formas a depender das condições que os envolvem

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Biodiversidade

Atualmente, muito se fala a respeito da importância de se proteger a biodiversidade. Mas, afinal, o que isso significa? Clique aqui e entenda!

Biomas do Brasil

Conheça os biomas do Brasil e as suas características!

Campos

O bioma que se apresenta em áreas descontínuas do país.

Clima equatorial

Conheça o clima equatorial, que é típico de baixas latitudes e apresenta altas temperaturas.

Florestas Temperadas

Florestas Temperadas, O que são Florestas Temperadas, onde se localiza as Florestas Temperadas, existe dois tipos de florestas temperadas, decíduas, indecíduas.

Taiga

Conheça mais sobre a taiga, um bioma que abriga animais como ursos-pardos, linces e alces.

Tipos de Clima

Conheça mais sobre os tipos de clima nesse resumo elaborado para facilitar os seus estudos.