Campos

Aspectos do bioma campos
Aspectos do bioma campos

Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. No Brasil, esse bioma está presente em áreas descontínuas, sendo encontrado em duas porções do território: no norte da Amazônia (campos de terra firme) e na região Sul, em especial no Rio Grande do Sul (campos limpos).

Sua classificação ocorre da seguinte forma:

Campos limpos – Coberto por plantas herbáceas, predominando as gramíneas.

Campos sujos – Formada por uma área com bastante gramíneas, arbustos e subarbustos esparsos.

Campos de altitude – Compreende a serra da Mantiqueira. São regiões onde a altitude supera os 1.400 metros. Sua vegetação apresenta características em comum com a Tundra.

Campos da hileia – Também chamado de campos da várzea, o campos da hileia fica inundado nos períodos das cheias dos rios. É um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia, como a ilha de Marajó, por exemplo.

Campos meridionais – Composto por uma extensa área com gramíneas, é uma região muito utilizada para a agropecuária.

O bioma na região Sul também é conhecido como pampas gaúchos, apresentando clima subtropical, região plana de vegetação aberta de pequeno porte, com elevadas temperaturas no verão; no inverno, as temperaturas sofrem significavas reduções. As chuvas são bem distribuídas pela região e ocorrem com regularidade. A biodiversidade animal não é muito rica em espécies, os mais comuns são: marreco, arara-azul, capivara, veado, onça-pintada, ema, gato-palheiro, jaguatirica, tamanduá-bandeira, gato-maracajá, garça, lontra e cateto.

A vegetação campestre forma um tapete herbáceo com menos de 1 metro, com pouca variedade de espécies. Existem espécies endêmicas, sendo, portanto, exclusivas dos campos. Destacam-se a cabreúva, canafístula, açoita-cavalo, cedro, tarumã, erva-mate e jabuticabeira.

Esse bioma, por apresentar características propicias para a agropecuária (solos férteis, terrenos planos, bons índices pluviométricos, etc.), está sendo destruído pelo desenvolvimento de atividades humanas e o intenso uso de máquinas agrícolas pesadas. A pecuária extensiva e o plantio de soja, milho, trigo e arroz são os principais responsáveis pela redução da fertilidade do solo, desmatamentos, erosão e desertificação no bioma campos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

A posição geográfica do Brasil

As características geográficas do território brasileiro.

As vegetações Brasileiras

As vegetações brasileiras, Os tipos de vegetações brasileiras, As características das vegetações brasileiras, O clima e as vegetações brasileiras, Onde estão localizados os variados tipos de vegetações brasileiras.

Biodiversidade no Brasil

O país que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Caatinga

Conheça a Caatinga, um tipo vegetacional que só ocorre no Brasil. Saiba quais são suas principais características geográficas.

Cerrado

Conheça as características do Cerrado e entenda a importância desse bioma para o Brasil e para o mundo.

Distribuição dos biomas do mundo

Conheça os principais biomas do mundo e suas características básicas, como a localização e os aspectos gerais.

Fitogeografia Brasileira

Fitogeografia Brasileira, O que é a Fitogeografia Brasileira, Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, floresta subtropical, Mata Atlântica, caatinga, Pantanal.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Manguezal

Formação típica de regiões onde o rio deságua no mar, o manguezal apresenta grande importância para a manutenção da vida marinha.

Mata Atlântica

Conheça aspectos da Mata Atlântica. Saiba mais sobre suas características físicas e os motivos da sua elevada degradação ambiental.

Mata de Araucária

Clique aqui e conheça as características da Mata de Araucária, veja também o que vem contribuindo para destruição desse bioma.

Mata dos cocais

Bioma de transição entre o cerrado, a floresta Amazônica e a caatinga.

Os climas do Brasil

As características climáticas do território brasileiro.

Pantanal

Conheça as principais características e curiosidades do Pantanal brasileiro e entenda os fatores que têm contribuído para a degradação desse bioma.

Problemas do Pantanal

Problemas do Pantanal, Quais são os problemas do Pantanal, As causas dos problemas do Pantanal, O Pantanal pertence quais estados, Impactos sobre o ecossistema Pantanal.