Vegetação do Brasil

Vegetação do Brasil é o conjunto das vegetações naturais existentes no território nacional.

Território do Brasil no globo terrestre preenchido por vegetação.
O Brasil é um país que reúne um conjunto de variadas vegetações em função do amplo território, variedade climática e dos solos.

Vegetação do Brasil é o conjunto das espécies vegetais naturais presentes no espaço geográfico do território brasileiro. Por apresentar um extenso território, com variedade climática, de relevo e de solos, o Brasil é um dos países com mais conjuntos vegetacionais do mundo. Vegetações florestais, arbustivas e herbáceas são verificadas no território, compondo um mosaico de biodiversidade.

Leia também: Quais são os biomas brasileiros?

Resumo sobre a vegetação do Brasil

  • Vegetação do Brasil é o conjunto das plantas presentes de forma natural no território brasileiro.

  • A vegetação é resultado das interações entre os diferentes climas, solos e relevo.

  • Floresta Equatorial Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucárias e Mata dos Cocais são as vegetações florestais do Brasil.

  • Cerrado e Caatinga configuram as vegetações arbustivas do país.

  • Os campos representam a vegetação herbácea ou campestre no território brasileiro.

  • Manguezais e Pantanal representam as vegetações complexas do Brasil.

Videoaula sobre a vegetação do Brasil

O que é a vegetação do Brasil

Vegetação é o conjunto de plantas naturais existentes em um determinado território. No Brasil, as vegetações são variadas, em função da diversidade climática, das diferentes estruturas de relevo e dos variados tipos de solo. Podemos dividir as vegetações existentes no Brasil em quatro grandes conjuntos:

  • Formações florestais – reúnem as vegetações de grande porte, constituídas por árvores altas. No Brasil, são:

  • Formações arbustivas – formadas por vegetações de médio porte, com predominância de arbustos. Representadas no Brasil pelo Cerrado e Caatinga.

  • Formações herbáceas ou campestres – caracterizadas pela presença de vegetação rasteira. Os campos são exemplos delas no Brasil.

  • Formações complexas – normalmente se apresentam de forma peculiar, surgindo em ambientes próprios e diferenciados. Os manguezais e o Pantanal se enquadram nesse conjunto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de vegetação do Brasil

Graças ao seu território de dimensões continentais, o Brasil possui um quadro natural muito diversificado. A variedade de climas, os diferentes tipos de solo e as diversas estruturas do relevo fornecem as condições adequadas para o surgimento de vários tipos de vegetações que variam em porte e diversidade das espécies.

Os tipos de vegetação do Brasil são:

  • Formações florestais do Brasil

Floresta Equatorial Amazônica: presente na América do Sul, a Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial do mundo. Caracteriza-se pela heterogeneidade das espécies adaptadas ao ambiente quente e úmido do clima equatorial, mata fechada (densa) e que se divide em três extratos a partir dos rios: mata de igapó, que se encontra sempre inundada; mata de várzea, com inundações temporárias; e mata de terra firme, que não inunda.

Vista de rio no meio da Floresta Amazônica.
Floresta Amazônica: a maior floresta equatorial do mundo.

Floresta ou Mata Atlântica: assim como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica se caracteriza pela grande diversidade das espécies que são adaptadas à elevada umidade e por ser uma vegetação densa. Em sua localização original, estendia-se desde o litoral nordestino ao litoral da região Sul.

Considerada uma das mais ricas biodiversidades do planeta Terra, foi amplamente devastada desde o início do processo de colonização do Brasil em função da ocupação dos espaços e do desenvolvimento das atividades econômicas.

Mata de Araucárias: formação florestal típica dos estados que compõem a região Sul do Brasil, a Mata de Araucárias é caracterizada pela vegetação esparsa e constituída por uma única espécie: o pinheiro-do-paraná. Vegetação adaptada ao clima subtropical, que apresenta quatro estações bem definidas e chuvas regulares ao longo do ano, a Mata de Araucária sofreu vasto desmatamento em virtude da exploração madeireira e expansão da agropecuária.

Pinheiros-do-paraná constituindo paisagem de Mata de Araucárias.
Pinheiro-do-paraná, o símbolo da Mata de Araucária.

Mata dos Cocais: vegetação típica dos estados do Maranhão e do Piauí, no Nordeste brasileiro. As espécies de palmáceas são típicas dessa vegetação que surge em uma região de transição entre dois biomas: Floresta Amazônica e a Caatinga. O babaçu e a carnaúba são os destaques da vegetação.

Vista da Mata dos Cocais
Mata dos Cocais: a vegetação de transição no Nordeste brasileiro.
  • Formações arbustivas do Brasil

Cerrado: vegetação predominante na região Centro-Oeste e que se estende por estados do Norte, Sudeste e Sul. Trata-se de uma vegetação de médio porte, caracterizada por arbustos esparsos, com troncos retorcidos, cascas e folhas grossas, raízes profundas e cobertura do solo por gramíneas. O clima tropical semiúmido e os solos ácidos influenciam diretamente na formação dessa vegetação.

O Cerrado passa por processo de intenso desmatamento em função da expansão da agropecuária, especialmente na região Centro-Oeste desde a segunda metade do século XX. O Cerrado também é denominado “savana brasileira” por conta de suas características fisionômicas semelhantes às da savana africana.

 Paisagem do Cerrado brasileiro
Cerrado ou savana brasileira: a vegetação das espécies esparsas de troncos retorcidos.

Caatinga: vegetação típica da região denominada Polígono das Secas, que abrange o norte de Minas Gerais e todo o sertão nordestino. Caracteriza-se pela presença de espécies de pequeno e médio porte, esparsas e adaptadas ao clima tropical semiárido, marcado pelas altas temperaturas e baixa umidade.

Paisagem da Caatinga
 Caatinga: a vegetação típica do sertão nordestino.
  • Formações herbáceas ou campestres do Brasil

Campos: Os campos, também chamados de pradarias, representam as vegetações campestres ou herbáceas do Brasil. Localizam-se no sul do estado do Rio Grande do Sul e são caracterizados pelo predomínio das gramíneas como vegetação.

 Paisagem da vegetação de campos
 Campos: a vegetação caracterizada pela presença maciça de gramíneas.

Observação importante: alguns pontos de campos surgem na porção norte da Floresta Amazônica, especialmente nos estados do Amazonas e Roraima. As estruturas elevadas do relevo na região são os aspectos mais influentes para isso.

  • Formações complexas do Brasil

Pantanal: vegetação complexa por reunir espécies encontradas em diversos biomas brasileiros. No Pantanal, são encontrados pontos de Cerrado, campos e Caatinga. O relevo influencia diretamente na complexidade da vegetação: planícies que permanecem alagadas por vários meses do ano durante a cheia dos rios.

O clima da região do Pantanal é o tropical semiúmido, que apresenta duas estações bem definidas em relação às chuvas: verão chuvoso e inverno seco. O Pantanal está localizado na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 Vista aérea de paisagem do Pantanal
Pantanal: uma formação vegetacional complexa do Brasil.

Mangues: encontrados ao longo da faixa litorânea do Brasil. São uma vegetação constituída por espécies de troncos finos e raízes aéreas. São plantas halófitas, adaptadas ao ambiente salobro que se forma pelo encontro da água doce dos rios e a água salgada do mar.

 Paisagem de manguezal
Mangues: a vegetação litorânea adaptada ao ambiente salobro.

Exercícios resolvidos sobre vegetação do Brasil

Questão 1

(USP) Observe o mapa para responder à questão.

Mapa do Brasil com números indicando certas áreas em questão de vestibular da USP

No centro do campus da USP é possível transitar entre vários tipos de vegetação brasileira. Para conhecer, no território brasileiro, respectivamente, espécies da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga, você deveria tomar as direções

a) 1 e 2.

b) 3 e 4.

c) 6 e 5.

d) 8 e 7.

e) 9 e 10.

Resolução:

Letra B

1 – Floresta Amazônica

2 – Mata dos Cocais

3 – Mata Atlântica

4 – Caatinga

5 – Mata Atlântica

6 – Cerrado

7 – Cerrado

8 – Floresta Amazônica

9 – Floresta Amazônica

10 – Cerrado

Questão 2

(IFSul 2020) Observe a imagem:

Paisagem de vegetação brasileira

A paisagem representada faz referência a qual vegetação brasileira?

a) Cerrado.

b) Caatinga.

c) Pantanal.

d) Manguezal.

Resolução:

Letra B

A gravura retrata a Caatinga, formação vegetal típica do Polígono das Secas, onde o clima tropical semiárido prevalece.

Por: Larissa Mesquita

Artigos relacionados

A posição geográfica do Brasil

As características geográficas do território brasileiro.

As plantas do Cerrado e suas adaptações

Clique aqui e saiba mais a respeito das plantas do Cerrado e suas adaptações a esse ambiente.

Biodiversidade no Brasil

O país que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Caatinga

Conheça a Caatinga, um tipo vegetacional que só ocorre no Brasil. Saiba quais são suas principais características geográficas.

Cactáceas

Amplie seus conhecimentos sobre as cactáceas e compreenda como essas plantas conseguem sobreviver ao ambiente seco.

Campos

O bioma que se apresenta em áreas descontínuas do país.

Cerrado

Conheça as características do Cerrado e entenda a importância desse bioma para o Brasil e para o mundo.

Estepes

Você já ouviu falar das estepes? Clique aqui, conheça suas características e descubra a diferença entre estepes e pradarias.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Florestas

Clique aqui e saiba o que são as florestas, quais são os seus tipos e qual a sua importância. Descubra também quais florestas existem no Brasil.

Manguezal

Formação típica de regiões onde o rio deságua no mar, o manguezal apresenta grande importância para a manutenção da vida marinha.

Mata Atlântica

Conheça aspectos da Mata Atlântica. Saiba mais sobre suas características físicas e os motivos da sua elevada degradação ambiental.

Mata de Araucária

Clique aqui e conheça as características da Mata de Araucária, veja também o que vem contribuindo para destruição desse bioma.

Mata dos cocais

Bioma de transição entre o cerrado, a floresta Amazônica e a caatinga.

Os climas do Brasil

As características climáticas do território brasileiro.

Pampa

Clique aqui e conheça o bioma Pampa. Saiba quais são suas características naturais e os impactos ambientais verificados nele.

Pantanal

Conheça as principais características e curiosidades do Pantanal brasileiro e entenda os fatores que têm contribuído para a degradação desse bioma.

Pradarias

Clique aqui, entenda o que são as pradarias, saiba onde podem ser encontradas e leia a respeito do seu clima e da sua fauna.

Queimadas no Pantanal

Entenda quais são as origens das queimadas no Pantanal. Veja também as principais causas e as consequências desse fenômeno para a sociedade e o meio ambiente.

Vegetação

Vegetação, elemento da paisagem, higrófilas, hidrófilas, xerófilas, plantas, vegetais, luz, calor, umidade, solo, hidrografia, ambientes aquáticos, Linha do Equador, florestas Tropicais, equatoriais, florestas Temperadas, coníferas, caducifólias, Estepe, Tundra, Pradarias.

Vegetação da região Norte

Aprenda a partir deste texto um pouco mais sobre a vegetação da região Norte, região que possui a maior biodiversidade do mundo.