América do Sul

A América do Sul é um subcontinente americano. Essa região compreende uma área de 17,8 milhões de quilômetros quadrados, sendo composta pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa.

O território sul-americano é composto por extensas áreas de planícies, em especial na porção central, onde estão localizadas as principais bacias hidrográficas do subcontinente: Amazônica, Orinoco e a do Prata. Também existem cadeias montanhosas, com destaque para os Andes, ao norte, atingindo as mais altas altitudes: Pico do Aconcágua (6.960 metros acima do nível do mar).

Cortada pela linha do Equador, a América do Sul ocupa duas Zonas Climáticas distintas: Zona Temperada do Sul (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Capricórnio) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer). No norte, com predominância do clima equatorial, existem florestas tropicais úmidas. A porção sul recebe influência do clima desértico (deserto do Atacama), além de abrigar os pampas argentinos e florestas subtropicais.

A população total é de aproximadamente 393 milhões de habitantes, cuja densidade demográfica é de 22 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria dos sul-americanos reside em áreas urbanas – 84%. O Brasil, com cerca de 190,7 milhões de habitantes, é o país com maior concentração populacional do subcontinente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de ocupação na América do Sul proporcionou uma grande miscigenação. A população descende principalmente de portugueses, espanhóis, africanos, além dos indígenas (população nativa). Os imigrantes italianos, alemães, poloneses, asiáticos, entre tantos outros, também contribuíram para a pluralidade étnica dos habitantes. Em virtude do processo de colonização, os principais idiomas são o espanhol, o português e o holandês.

A economia sul-americana está em desenvolvimento, com destaque para o Chile, Brasil e Argentina, que são os países mais industrializados. A agricultura é uma das principais fontes de receitas financeiras, e baseia-se nos cultivos de cana-de-açúcar, café, cacau, cereais, banana, etc. A exploração dos recursos minerais também impulsiona a economia – petróleo (Venezuela, Equador e Brasil), cobre (Chile e Peru), minério de ferro (Brasil), bauxita (Suriname), platina (Colômbia), entre outros.

Confira nossa seção sobre a América do Sul e saiba mais sobre esse subcontinente que abriga o Brasil. Disponibilizamos artigos sobre as características de todos os países integrantes, além da abordagem dos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais.

Boa leitura.

Mapa da América do Sul

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos de América do Sul

América Platina

Conheça quais são os países que integram a América Platina, suas principais características e as relações estabelecidas entre eles.