Biomas do Brasil

Os Biomas do Brasil foram definidos e delimitados pelo IBGE e pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005. Obedecendo ao conceito de bioma – conjunto de ecossistemas e paisagens naturais, definidos pela fauna, flora e que abrange grandes extensões de área –, os órgãos citados dividiram o país em seis biomas distintos: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Bioma Amazônia

O bioma Amazônia possui uma área estimada em 4.196.900 km², ocupando quase 50% do território brasileiro. É o bioma que possui a maior biodiversidade em números absolutos e a maior bacia hidrográfica do planeta. Abrange os territórios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia e partes do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Sua floresta é heterogênea, apresentando inúmeros tipos de espécies, e perene, ou seja, não perde as folhas no outono, ficando sempre verde. Apresenta as matas de igapó, ao longo dos rios; as matas de várzea, com destaque para as seringueiras; e as matas de terra firme.

Bioma Cerrado

É o segundo maior bioma brasileiro, com uma área estimada em 2.036.448 km², cerca de 34% do território nacional. Ocupa o Distrito Federal e o estado de Goiás, parte de Tocantins, do Maranhão, do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais e pequenas porções de outros seis estados.

No cerrado, encontram-se nascentes que abastecem as três principais bacias hidrográficas do continente: a dos rios Amazonas e Tocantins, a do São Francisco e a do Rio da Prata. Sua vegetação é classificada como do tipo savana, com clima tropical semiúmido e solos ácidos e relativamente pobres. Sua fauna é composta por mais de seis mil espécies catalogadas.

Bioma Mata Atlântica

É o terceiro maior bioma do país, com uma área de aproximadamente 1.110.000 km², ocupando 13% do território nacional, na maior parte do litoral brasileiro. O clima predominante nessa região é o tropical úmido e o domínio florestal preponderante é a floresta latifoliada tropical, quase toda devastada. A Mata Atlântica apresenta o maior índice de biodiversidade por metro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bioma Caatinga

O Bioma Caatinga responde por uma área de aproximadamente 845.000 km², cerca de 10% do território nacional. Sua área ocupa o estado do Ceará e parte do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, da Bahia, de Sergipe e do Alagoas, além disso, também ocupa uma pequena parte do Maranhão e de Minas Gerais.

O clima é do tipo semiárido, marcado pelas intensas secas na maior parte do tempo e com a incidência de chuvas no início do ano, o que altera profundamente a paisagem da região, tornando-a mais verde e forrando o solo com pequenas formações vegetais. Apresenta uma fauna bastante rica e diversificada, abundante em répteis.

Bioma Pampa

Abrange apenas 2% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 176.000 km², localizado na zona fronteiriça com o Uruguai, ocupando apenas o estado do Rio Grande do Sul. A vegetação é basicamente formada por plantas herbáceas (rasteiras), como ervas e arbustos.

Bioma Pantanal

Abriga pouco menos que 2% do território brasileiro, com uma área estimada em 150.00 km² e ocupando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É caracterizado, principalmente, pela rica vegetação e por uma ampla hidrografia.

Durante uma parte do ano, a maior parte do pantanal passa pelo importante processo de inundação, em virtude do aumento das chuvas e as baixas declividades do solo. Nesse período, a maioria dos peixes e anfíbios se reproduz. Com a diminuição posterior dos níveis de água, os nutrientes dos rios permanecem nos solos, tornando-os extremamente ricos e propiciando a reprodução das plantas e a alimentação dos animais terrestres.

_____________________________

¹ Fonte da imagem: IBGE

Mapa produzido pelo IBGE com os biomas brasileiros.¹

Mapa produzido pelo IBGE com os biomas brasileiros.¹

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Distribuição dos biomas do mundo

Conheça os principais biomas do mundo e suas características básicas, como a localização e os aspectos gerais.

Cerrado e as águas do Brasil

Entenda por que a relação entre o Cerrado e as águas do Brasil faz com que ele seja chamado de “a caixa d'água do Brasil”!

Queimadas no Pantanal

Entenda quais são as origens das queimadas no Pantanal. Veja também as principais causas e as consequências desse fenômeno para a sociedade e o meio ambiente.

Mata Atlântica

Conheça aspectos da Mata Atlântica. Saiba mais sobre suas características físicas e os motivos da sua elevada degradação ambiental.

Caatinga

Conheça a Caatinga, um tipo vegetacional que só ocorre no Brasil. Saiba quais são suas principais características geográficas.

Mapa do Brasil

Conheça o território brasileiro e explore os mapas temáticos: regiões do Brasil, biomas brasileiros, mapa de zonas climáticas do Brasil, e o Brasil no mapa-múndi.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Cerrado

Conheça as características gerais do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, domínio morfoclimático e hotspot mundial.