Estepes

Estepes são um tipo de vegetação rasteira, constituída por gramíneas, presente em regiões de clima semiárido.

Paisagem de uma região com presença de vegetação do tipo estepe.
Estepes são um tipo de vegetação, com predominância de plantas rasteiras, que é típica de clima semiárido.

Estepes é o nome que recebe o tipo de vegetação caracterizado pela cobertura do terreno plano por gramíneas, de forma homogênea. São encontradas nas áreas de ocorrência do clima semiárido, ou seja, de baixa pluviosidade. Por ser uma vegetação de baixo porte, historicamente tem sido aproveitada para a prática da pecuária extensiva de rebanho ovino, caprino e bovino.

Leia também: Pecuária extensiva e intensiva — qual a diferença?

Resumo sobre estepes

  • Estepes representam um tipo de vegetação de pequeno porte, constituída por gramíneas que se estendem sobre relevo plano.

  • São encontradas nos continentes americano, africano, asiático, europeu e da Oceania.

  • O clima das estepes é um clima semiárido, caracterizado pela baixa umidade.

  • Os solos das estepes são variados e não influenciam diretamente no surgimento ou não da vegetação.

  • A hidrografia das estepes é caracterizada pela presença de rios intermitentes, ou seja, que secam em um período do ano.

  • A fauna desse ecossistema é caracterizada pela presença de animais de grande e de pequeno porte.

  • As estepes são semelhantes às pradarias por constituírem vegetações de pequeno porte, mas são vegetações mais baixas, uma vez que são adaptadas a um clima menos úmido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são estepes?

As estepes são um tipo de vegetação herbácea, ou seja, de baixo porte, com predomínio de gramíneas, adaptadas a um ambiente de clima com baixa pluviosidade. São caracterizadas por um “tapete vegetacional” uniforme sobre um relevo plano, que se assemelha às pradarias, constituindo grandes campos abertos de vegetação de gramas e capins.

Características das estepes

Localização das estepes

As estepes são encontradas nos continentes americano, africano, asiático, europeu e da Oceania, principalmente nos Estados Unidos, China, Mongólia, leste da Ucrânia, Crimeia e Turquestão. Em regiões do continente africano e na Oceania, surgem em pontos específicos, onde há a ocorrência do clima no qual se desenvolve.

→ Clima das estepes

O clima típico que dá origem às estepes é o semiárido. Trata-se de uma conjuntura climática que reúne temperaturas elevadas e poucas chuvas. Pode também aparecer em regiões de baixas temperaturas em função do relevo alto, próximo às montanhas, mas sempre com domínio de baixa umidade.

→ Solos das estepes

As estepes surgem em solos variados. Sua ocorrência acompanha a existência de solos férteis e também pouco férteis. Os solos têm pouca influência no surgimento desse tipo de vegetação, já que o clima com poucas chuvas é o elemento mais marcante.

→ Hidrografia das estepes

Uma vez que se trata de uma vegetação adaptada aos climas semiáridos, a hidrografia das estepes não se caracteriza pela abundância de água. Reservatórios subterrâneos são comuns, mas na superfície os rios são escassos e, na maioria das vezes, intermitentes, ou seja, secam em um período do ano graças à pouca ocorrência de chuvas.

→ Fauna das estepes

Espécies animais de grande porte são comuns nas estepes em função da fisionomia da paisagem: terrenos planos e abertos. Cavalos selvagens e gazelas são os animais mais encontrados, além de diversas espécies de aves e animais que vivem no subterrâneo. Por se caracterizarem como campos abertos, historicamente as estepes são cenários para a prática da pecuária extensiva, especialmente de ovinos, caprinos e bovinos.

Veja também: Distribuição dos biomas do mundo

Diferença entre pradarias e estepes

As estepes e as pradarias são parecidas, em função da predominância de vegetação constituída por gramíneas, do tipo herbácea. O que as diferencia é o tipo climático. Logo, as pradarias estão localizadas em regiões de climas temperados e tropicais e, por isso, podem desenvolver um porte mais alto das gramíneas. Já as estepes estão presentes em regiões de clima semiárido e de transição entre tropical e desértico e se caracterizam pelo porte rasteiro da vegetação.

Por: Larissa Mesquita

Artigos relacionados

As vegetações Brasileiras

As vegetações brasileiras, Os tipos de vegetações brasileiras, As características das vegetações brasileiras, O clima e as vegetações brasileiras, Onde estão localizados os variados tipos de vegetações brasileiras.

Biomas do Brasil

Conheça os biomas do Brasil e as suas características!

Campos

O bioma que se apresenta em áreas descontínuas do país.

Vegetação

Vegetação, elemento da paisagem, higrófilas, hidrófilas, xerófilas, plantas, vegetais, luz, calor, umidade, solo, hidrografia, ambientes aquáticos, Linha do Equador, florestas Tropicais, equatoriais, florestas Temperadas, coníferas, caducifólias, Estepe, Tundra, Pradarias.