Manguezal

O manguezal é típico de áreas litorâneas
O manguezal é típico de áreas litorâneas

O manguezal é uma formação vegetal típica de zonas litorâneas, sendo muito comum nos locais em que os rios desembocam no mar. Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

A mistura das águas dos rios (doce) com as águas do mar (salgada) proporciona um ambiente alagado de fundo lodoso, salobro, com pouca oxigenação e grande quantidade de partículas orgânicas. Conforme sua característica, o manguezal pode ser classificado em: mangue-preto (seriúba), mangue-vermelho (mangueiro) ou mangue-branco (tinteiro).

A vegetação predominante é composta por espécies de troncos finos com raízes aéreas e respiratórias, visto que elas se desenvolvem fora da água. Essa vegetação desempenha função importantíssima no processo de fixação do solo, contribuindo de forma significativa para evitar possíveis erosões.

A fauna dos mangues é representada por peixes, moluscos (caramujos e ostras), crustáceos (camarões e caranguejos) e aves (urubus, gaivotas e garças). Além desses já citados, os manguezais também abrigam milhares de pequenos organismos, que se alimentam dos nutrientes presentes nesse bioma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os manguezais ocupam uma área de aproximadamente 10 mil quilômetros quadrados no Brasil, estendendo-se do Amapá a Santa Catarina. No entanto, a degradação desse bioma tem se intensificado, sobretudo em razão do desmatamento, poluição dos rios, lançamento de esgoto residencial e industrial, derramamento de petróleo e construção de residências em áreas de mangue.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

As vegetações Brasileiras

As vegetações brasileiras, Os tipos de vegetações brasileiras, As características das vegetações brasileiras, O clima e as vegetações brasileiras, Onde estão localizados os variados tipos de vegetações brasileiras.

Biodiversidade no Brasil

O país que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Caatinga

Conheça a Caatinga, um tipo vegetacional que só ocorre no Brasil. Saiba quais são suas principais características geográficas.

Campos

O bioma que se apresenta em áreas descontínuas do país.

Cerrado

Conheça as características do Cerrado e entenda a importância desse bioma para o Brasil e para o mundo.

Fitogeografia Brasileira

Fitogeografia Brasileira, O que é a Fitogeografia Brasileira, Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, floresta subtropical, Mata Atlântica, caatinga, Pantanal.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Mata Atlântica

Conheça aspectos da Mata Atlântica. Saiba mais sobre suas características físicas e os motivos da sua elevada degradação ambiental.

Mata de Araucária

Clique aqui e conheça as características da Mata de Araucária, veja também o que vem contribuindo para destruição desse bioma.

Mata dos cocais

Bioma de transição entre o cerrado, a floresta Amazônica e a caatinga.

Pantanal

Conheça as principais características e curiosidades do Pantanal brasileiro e entenda os fatores que têm contribuído para a degradação desse bioma.

Problemas do Pantanal

Problemas do Pantanal, Quais são os problemas do Pantanal, As causas dos problemas do Pantanal, O Pantanal pertence quais estados, Impactos sobre o ecossistema Pantanal.