Primavera

A primavera, popularmente conhecida como a “estação das flores”, marca o período de transição pós-inverno e a introdução das características do verão.

A primavera é a estação do ano que ocorre logo após o término do inverno e também a que antecede o verão. O seu nome vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”, colocando-a como uma introdução da estação seguinte, cujas características são mais marcantes.

As datas da primavera são geralmente: de 23 de setembro a 21 de dezembro no hemisfério sul e 22 de março a 21 de junho no hemisfério norte.

Se levarmos em consideração a análise das características da primavera nos diferentes lugares, podemos considerar essa estação como um período de transição entre o inverno e o verão, de modo que há uma tendência para um crescente e gradual aumento das temperaturas com o passar dos dias. Por esse motivo, nos lugares onde o inverno é mais rigoroso, a primavera é vista como a estação do renascimento das flores e folhas perdidas durante a estação mais fria, com o reaparecimento da fauna.

Ao longo da estação do inverno, os dias – que se iniciam mais curtos que as noites – vão se tornando cada vez maiores até a entrada da primavera, quando ocorre um equinócio, período do ano em que os polos da Terra encontram-se igualmente iluminados e os dias e noites possuem igual duração. Assim, gradativamente, os dias vão aumentando sua duração e a intensidade dos raios solares sobre o hemisfério em questão também, de modo a elevar gradativamente as médias diárias de temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o equinócio ocorre duas vezes ao ano (pois também inaugura o outono), diferencia-se o que introduz essa estação com a denominação de equinócio de primavera.

Sob o ponto de vista cultural, a primavera é caracterizada como a “estação das flores”, referindo-se à ideia acima apresentada de recuperação da paisagem da flora após o período de inverno. Mas, de certo modo, esse aspecto não se reproduz inteiramente em todos os lugares. As características da primavera mudam, dessa forma, conforme a localidade e, sobretudo, os valores latitudinais.

A primavera no Brasil, por exemplo, é caracterizada também por uma transição: o período mais seco geralmente presente no inverno vai gradativamente dando lugar a um período mais úmido e com maiores temperaturas. A famosa época de chuvas que ocorre na maior parte do país ao final do ano tem o seu início durante, aproximadamente, a metade da primavera no calendário. Além disso, é nessa estação do ano que os efeitos do El Niño no Brasil são mais fortemente sentidos, com o aumento das precipitações no Centro-Oeste e Sudeste e intensificação do período de estiagem no Nordeste.

A primavera, em muitos lugares, está associada ao rejuvenescimento da flora

A primavera, em muitos lugares, está associada ao rejuvenescimento da flora

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

1º de abril – Dia da Mentira

Clique aqui e descubra uma das hipóteses mais aceitas da criação Dia da Mentira. Entenda a relação dessa data com a adoção do calendário gregoriano.

Estações do Ano

Saiba quais são as estações do ano. Entenda as suas origens e conheça as principais características e datas de cada uma delas no Brasil e no mundo.

Inverno

Leia nosso texto sobre o inverno e relembre as principais características dessa estação do ano. Saiba como ela ocorre e quais são as suas particularidades no Brasil.

Outono

Saiba quais são as principais caraterísticas do outono. Veja como é o outono no Brasil, e saiba por que essa estação é conhecida no país como a estação das frutas.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Verão

Saiba mais sobre o verão. Entenda a ocorrência dessa estação do ano assim como do horário do verão, adotado em vários países do globo.