Outono

O outono é a estação do ano simbolicamente associada ao período de mudanças, pois representa a transição entre o verão e o inverno.

O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno, sendo justamente considerada como uma época de transição entre o período mais quente e o mais frio do ano. Em virtude dessa característica, muitas pessoas associam simbolicamente o outono à época de mudanças e transitoriedades.

Quando é o início do outono?

A data de início do outono no hemisfério sul, incluindo, portanto, o Brasil, é 21 de março, com o encerramento no dia 20 de junho. Já no hemisfério norte, o outono vai do dia 21 de dezembro até o dia 20 de setembro. Vale lembrar que, enquanto é outono em um dos hemisférios terrestres, é primavera no outro.

O início astronômico do outono é demarcado no exato momento em que a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os seus dois hemisférios, o que representa dias e noites com igual duração. Esse fenômeno recebe o nome de equinócio e acontece apenas duas vezes no ano, sendo no presente caso chamado de equinócio de outono.

Principais características do outono

Dessa forma, à medida que o ano vai se sucedendo, os dias vão ficando gradativamente menores do que as noites, ou seja, passa a amanhecer cada vez mais tarde e a anoitecer cada vez mais cedo. Com isso, as médias de temperatura tendem a seguir uma redução em virtude da menor exposição da superfície aos raios solares, fenômenos que se vê mais evidente nas áreas de elevadas latitudes, ou seja, mais afastadas da Linha do Equador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por essa razão, o início do outono apresenta características mais próximas ao verão e, o seu final, um aspecto mais próximo ao inverno, o que explica a compreensão de que essa estação representa uma transição. Tal característica também se estabelece nas mudanças das paisagens, sobretudo em alguns tipos de vegetação cujas árvores perdem suas folhas.

A perda de folhas durante o outono acontece como uma espécie de preparação para o inverno, lembrando que nem todos os tipos de árvores apresentam essa característica. Com a redução do tempo de iluminação, as árvores deixam de produzir clorofila, o que favorece a queda das folhas a fim de economizar energia para proteger-se do frio. Por essa razão, é muito comum a relação entre a estação do outono e imagens de árvores perdendo suas folhas.

A estação do outono é comumente associada à perda de folhas das árvores

A estação do outono é comumente associada à perda de folhas das árvores

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Estações do Ano

O período em que ocorre as transformações climáticas.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Inverno

Conheça as principais características do inverno e entenda por que faz tanto frio durante essa estação do ano.

Verão

Entenda as principais características do verão, uma das quatro estações do ano!

Primavera

Conheça a primavera e as características gerais da “estação das flores” no Brasil e no mundo.