Inverno

O inverno é uma estação do ano marcada pela redução das temperaturas. Seus efeitos são mais evidentes nas áreas de elevadas latitudes.

O inverno é uma estação do ano que se situa, sob o ponto de vista temporal, antes da primavera e depois do outono. Seus efeitos são mais diretamente percebidos nas faixas geograficamente posicionadas mais próximas aos polos, regiões onde as estações do ano são mais bem definidas. Astronomicamente, o inverno é o período em que ocorrem os solstícios, isto é, quando um dos hemisférios da Terra passa a apresentar os dias menores do que as noites.

No hemisfério sul, o inverno inicia-se geralmente no dia 21 de junho, seguindo até o dia 23 de setembro, quando a primavera começa. No hemisfério norte, o inverno costuma ocorrer a partir do dia 22 de dezembro, o que explica a associação que essa estação do ano possui com o Natal nas culturas dos países situados nesse hemisfério.

Por causa da inclinação do eixo de rotação terrestre e da existência do movimento de translação, a Terra apresenta diferenças em relação à iluminação ao longo do ano, havendo períodos em que os hemisférios recebem mais ou menos a radiação solar, o que chamamos de solstícios. Assim, quando é solstício de inverno em um hemisfério, é solstício de verão no outro.

No caso da estação do inverno, as noites são maiores do que os dias e, portanto, a incidência dos raios solares é menor, o que contribui para a diminuição das temperaturas. Nas regiões mais próximas à Linha do Equador, essa diferença é sentida em menor grau, pois essa é a região que mais recebe os raios solares em elevada intensidade ao longo do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns acreditam que a razão do inverno existir está no fato de a Terra, durante a translação, estar mais distante do sol (afélio). No entanto, essa informação não passa de um mito, pois, caso isso ocorresse de fato, os dois hemisférios apresentariam as mesmas estações do ano ao mesmo tempo. Além disso, a diferença entre o afélio e o periélio (momento em que a Terra está mais próxima do Sol) é muito pequena e não interfere, em grande medida, na composição climática do planeta.

É importante lembrar também que, sob o ponto de vista da astronomia, a data que demarca o começo do inverno não é o início dessa estação em si, haja vista que desde o outono os dias vão ficando gradativamente menores do que as noites. Assim, quando o solstício ocorre, temos, tecnicamente, o auge do inverno, ou seja, a data do ano em que a noite possui a maior duração.

A queda das temperaturas no inverno do Brasil é mais sentida na região sul do país e em algumas áreas do sudeste, que se posicionam mais próximas ao Trópico de Câncer. Na maior parte do território, embora faça frio, a intensidade do inverno é bem menor. O que se observa é que nessas áreas, sobretudo no Centro-Oeste, há uma queda dos níveis de umidade, que eleva a amplitude térmica ao longo de um mesmo dia.

Nas áreas mais próximas aos polos, é comum nevar durante o inverno

Nas áreas mais próximas aos polos, é comum nevar durante o inverno

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Estações do Ano

Saiba quais são as estações do ano. Entenda as suas origens e conheça as principais características e datas de cada uma delas no Brasil e no mundo.

Hibernação

Entenda como ocorre a hibernação e por que esse processo é tão importante para algumas espécies de animais.

Outono

Saiba quais são as principais caraterísticas do outono. Veja como é o outono no Brasil, e saiba por que essa estação é conhecida no país como a estação das frutas.

Primavera

Conheça a primavera e as características gerais da “estação das flores” no Brasil e no mundo.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.

Verão

Saiba mais sobre o verão. Entenda a ocorrência dessa estação do ano assim como do horário do verão, adotado em vários países do globo.