São Paulo

Significado da bandeira: os negros, os brancos e os índios são homenageados pelas cores preta, branca e vermelha, respectivamente. As quatro estrelas em volta de um globo, que possui o mapa do Brasil, representam a constelação do Cruzeiro do Sul.

São Paulo é uma das quatro unidades federativas da Região Sudeste. Seu território, com extensão de 248.196,960 quilômetros quadrados, faz fronteiras com os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico.

O relevo estadual é caracterizado por planície litorânea limitada pela Serra do Mar, planaltos e depressões. Os climas predominantes são o tropical de altitude e o tropical atlântico, e a vegetação é composta por áreas de mata Atlântica, cerrado, floresta tropical e mangues. Os principais rios que compõem a rede hidrográfica são o Mogi-Guaçu, Paraná, Paranapanema, do Peixe, Piracicaba, Tietê, etc.


Localização de São Paulo no mapa do Brasil

A população total de São Paulo é de aproximadamente 41,2 milhões de habitantes, sendo o estado mais populoso do país. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (95,9%). Existem 645 municípios no estado, cuja capital é a cidade de São Paulo, considerada uma cidade global por apresentar grande importância no cenário mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Responsável por 34% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, São Paulo é a unidade federativa mais desenvolvida economicamente. Seu parque industrial, bastante diversificado, é o maior do país, atuando nos segmentos metalúrgico, siderúrgico, automobilístico, alimentício, entre tantos outros. A agropecuária e o setor de serviços também são importantes fontes de receitas financeiras.

São Paulo possui a segunda menor taxa de mortalidade infantil do Brasil: 14,5 óbitos para cada mil nascidos vivos. Outro dado social de destaque é o analfabetismo, pois apenas 4,7% população não é alfabetizada. Porém, alguns problemas devem ser solucionados, em especial o déficit habitacional e a violência, que é mais intensa na Região Metropolitana de São Paulo.

Bandeira de São Paulo

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos de São Paulo

Aspectos Físicos de São Paulo

Características do clima, relevo, vegetação e hidrografia de São Paulo.