<

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, atrás apenas do Pacífico. Possui grande relevância para a história mundial, em especial das Américas, pois foi a conexão entre Europa e África com o “novo nundo”.

Na história, o Atlântico presenciou eventos trágicos, como o tráfico negreiro, que movimentou o comércio mundial por quase quatro séculos, e furacões que devastaram países da América Central e Norte, como o Furacão Katrina, em 2005.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Geografia do Oceano Atlântico

Territórios banhados pelo Oceano Atlântico.
Territórios banhados pelo Oceano Atlântico.

O Oceano Atlântico possui uma área aproximada de 107 milhões de km², sendo o segundo maior oceano do planeta. Grande parte dessa área está localizada no hemisfério ocidental, banhando países de quatro continentes (América, África, Europa e Antártica) e o território ártico. Além dessas áreas, podemos citar uma pequena parcela do continente asiático que é banhada indiretamente por meio do Mar Mediterrâneo.

Toda essa imensidão faz com que haja inúmeros mares, baías e golfos no Atlântico, muitos deles de extrema importância para alguns países por serem a única saída litorânea, como os países banhados pelo Mar Negro, na Europa, ou mesmo os países do norte africano banhados pelo Mar Mediterrâneo.

Estrada oceânica na costa oeste da Noruega.
Estrada oceânica na costa oeste da Noruega.

O Atlântico possui uma profundidade média de 3.300 metros. O ponto mais profundo, segundo pesquisas, é a Depressão Brownson, localizada próxima a Porto Rico. Segundo a expedição Five Deeps, que mapeou as cinco maiores profundidades dos oceanos, essa depressão possui 8.378 metros de profundidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais características do Oceano Atlântico

Apesar de ser superado pelo Pacífico em tamanho, o Atlântico é o único oceano que se conecta com os outros quatro oceanos (Pacífico, Índico, Ártico e Antártico). Além disso, podemos dividi-lo em dois oceanos pelo fato de ser cortado pela Linha do Equador: o Atlântico Norte (Hemisfério Norte) e o Atlântico Sul (Hemisfério Sul).

A conexão com os outros quatro oceanos faz do Atlântico um imenso corredor de biodiversidade, além de desempenhar um papel crucial na comunicação entre os continentes situados ao seu redor.

A presença de mares no Atlântico é surpreendente. Dentre os mais importantes, podemos destacar:

- Mar Adriático;

- Mar da Noruega;

- Mar Negro;

- Mar do Norte;

- Mar Mediterrâneo;

- Mar Tirreno;

- Mar Jônico;

- Mar do Labrador;

- Mar Egeu;

- Mar das Caraíbas (ou Mar do Caribe).

Leia também: Como ocorrem as marés?

Importância do Oceano Atlântico

A importância do Oceano Atlântico vai além dos seus recursos naturais, como petróleo e pescados. Historicamente, o Atlântico presenciou a ligação entre nações, o desenvolvimento do comércio mundial, a conquista de novos territórios e a expansão de impérios. O elo entre Europa, África e América, bem como a miscigenação dos povos desses continentes, aconteceu mediante a travessia desse oceano.

Aspectos históricos à parte, o Atlântico é fonte de sobrevivência para inúmeras civilizações, com destaque para as ilhas da América Central, países da costa oeste da África e estados nortistas e nordestinos do Brasil. A pesca, o turismo e a produção de energia são algumas das contribuições do Atlântico para as regiões citadas.

Pelo Atlântico é realizada grande parte do comércio mundial, com ênfase na travessia no Canal do Panamá, localizado no país de mesmo nome. Esse canal é um marco da engenharia do século XX, sendo a mais importante ligação entre o Pacífico e o Atlântico.

Plataforma petrolífera no Atlântico.
Plataforma petrolífera no Atlântico.

Grandes reservas de petróleo são encontradas no Atlântico, em especial no litoral da Venezuela (a maior reserva de petróleo do mundo), no Golfo do México e no litoral brasileiro, principalmente próximo ao estado do Rio de Janeiro.

Problemas ambientais do Oceano Atlântico

O Atlântico, assim como os outros oceanos, sofre severamente com problemas ambientais associados às ações antrópicas, como:

  • vazamento de óleo dos enormes navios que transitam por ele;

  • pesca predatória;

  • extinção de espécies;

  • poluição e dejetos de indústrias;

  • lixo e contaminação de determinadas espécies com mercúrio e outros componentes químicos danosos à saúde animal e humana.

O lixo é um grave problema no Oceano Atlântico.
O lixo é um grave problema no Oceano Atlântico.

Nas águas que banham o Hemisfério Norte, países como Canadá e Portugal ameaçam a reprodução do bacalhau e da sardinha, respectivamente. A pesca em excesso associada à baixa fiscalização em relação à época de pesca e ao tamanho máximo dos peixes faz com que haja problemas recorrentes, como a captura de fêmeas em época de reprodução, afetando a vida marinha nas localidades citadas.

Ademais, o aquecimento global vivenciado nas últimas décadas gera maior evaporação das águas oceânicas. No Atlântico, esse efeito pode ser sentido com a intensificação de tempestades no Reino Unido, ondas de calor mais severas em toda a Europa, além de temperaturas abaixo (ou acima) da média em determinadas épocas do ano, ocasionando invernos rigorosos.

Veja também: Qual a diferença entre água poluída e água contaminada?

Continentes e países que são banhados pelo Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é cercado por quatro continentes:

Com isso, alguns países localizados nesses continentes são banhados pelo Atlântico, em especial nas costas oeste africana e europeia, além dos países da margem oriental das Américas.

Praia em Miami, Flórida, Estados Unidos.
Praia em Miami, Flórida, Estados Unidos.

Além de países localizados nas áreas citadas, o Atlântico conta com inúmeras ilhas, algumas paradisíacas, como as Bahamas, ideais para passeios e férias, ou outras famosas por serem paraísos fiscais, como as Ilhas Cayman, na América Central.

Mais de 90 territórios, incluindo países continentais, como o Canadá, e insulares, como São Tomé e Príncipe, são banhados pelo Atlântico.

Confira os países que são banhados pelo Atlântico, de acordo com seus respectivos continentes:

  • África

África do Sul

Gabão

Libéria

Congo

Angola

Gâmbia

Mauritânia

Saara Ocidental

Benin

Gana

Marrocos

São Tomé e Príncipe

Cabo Verde

Guiné

Namíbia

Senegal

Camarões

Guiné-Bissau

Nigéria

Serra Leoa

Costa do Marfim

Guiné Equatorial

República Democrática do Congo

Togo

  • América

    • América do Norte

Canadá

Estados Unidos

Groenlândia

México

  • América Central e Caribe

Antígua e Barbuda

Cuba

Honduras

Porto Rico

Bahamas

Dominica

Jamaica

República Dominicana

Barbados

Granada

Nicarágua

São Cristóvão e Névis

Belize

Guatemala

Panamá

Trinidad e Tobago

Costa Rica

Haiti

Santa Lúcia

São Vicente e Granadinas

  • América do Sul

  • Europa

Albânia

Eslovênia

Itália

Países Baixos

Alemanha

Espanha

Letônia

Polônia

Bélgica

Finlândia

Lituânia

Portugal

Bósnia-Herzegóvina

França

Malta

Reino Unido

Chipre

Grécia

Mônaco

Rússia

Croácia

Irlanda

Montenegro

Suécia

Dinamarca

Islândia

Noruega

Turquia

Ilhas do Atlântico

- América do Norte:

  • Bermudas

- América Central:

  • Ilhas Cayman

  • Ilhas Virgens Britânicas

  • Ilhas Virgens Americanas

- América do Sul:

  • Ilhas Malvinas

  • Ilhas Geórgia do Sul

- África:

  • Ilhas Canárias

- Europa:

  • Ilhas Faroé

  • Ilha de Man

Como o Mar Mediterrâneo faz parte das águas do Atlântico, podemos incluir uma pequena parcela da Ásia que é banhada pelo segundo maior oceano do planeta, mesmo de forma indireta.

Dessa forma, mais três países possuem seus territórios alimentados pelas águas atlânticas:

  • Israel

  • Líbano

  • Síria

Curiosidades sobre o Oceano Atlântico

  • É no Atlântico que está localizada a maior cadeia montanhosa submersa do planeta: a Dorsal Meso-Atlântica, que conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Ártico.

  • Seu nome deriva de Atlas, deus da mitologia grega que foi condenado por Zeus a carregar o mundo nos ombros.

  • A Groenlândia, maior ilha do mundo, está localizada no Atlântico.

  • Possui grande amplitude térmica em suas águas: média de 30 ºC próximo à Linha do Equador e 2 ºC nas regiões polares.

  • Grãos de areias do Deserto do Saara atravessam o Atlântico até a América do Sul. Estudiosos do assunto acreditam que esses grãos servem como fertilizantes para a Amazônia.

  • Os maiores rios do mundo deságuam no Atlântico, como o Mississipi e o Amazonas.

  • No Brasil, o estado com o maior litoral atlântico é a Bahia.

  • Estima-se que, a cada ano, o Atlântico aumenta 4 cm em tamanho.

  • É o oceano que banha a maior quantidade de territórios.

  • Oficialmente, Cristóvão Colombo foi o primeiro a atravessar o Atlântico, em 1492, quando saiu da Europa e atracou na América Central.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Uesc 2011)

Apesar de a terra ser chamada de “planeta água” e os oceanos dominarem a paisagem do globo, a quantidade de H2O disponível para o nosso consumo é irrisória. Do 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água da hidrosfera, apenas cerca de 2,5% é de água doce. Se essa não é uma cifra para comemorar, a garganta começa a secar, mesmo quando observamos a distribuição desse pequeno “filete” de água doce: a maior parte, quase 70%, está sob a forma de gelo, ou seja, indisponível, nos polos.

(A VIDA..., 2011, p. 44).

A partir das informações contidas no texto e nos conhecimentos acerca dos aspectos físicos e biológicos das águas marinhas e continentais e suas relações com as atividades humanas, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) Os movimentos das geleiras estão relacionados tanto à ação da gravidade quanto à força de seu peso.

( ) Ás águas oceânicas são constantemente movimentadas, devido ao fenômeno da inércia, no qual as correntes marítimas se deslocam, em razão da diferença de temperatura entre o Equador e as zonas polares.

( ) A poluição das águas, causada pelo crescimento desordenado das cidades nos países em desenvolvimento, só compromete mananciais superficiais, visto que os aquíferos subterrâneos estão protegidos, devido à sua localização entre as rochas do subsolo.

( ) A agricultura é a atividade econômica que mais consome água no planeta e a ela está relacionado um dos mais graves casos de agressão ambiental com grande prejuízo para a biodiversidade, que consiste no recuo do Mar de Aral.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

A) F V F F

B) V V F V

C) V F F V

D) F F V V

E) F V V F

Resolução

Alternativa C.

As águas oceânicas se movimentam devido aos movimentos da Terra (translação e rotação). Além disso, aquíferos e lençóis freáticos podem ser contaminados com a poluição urbana.

Questão 2 - (Unimontes 2015)

Observe a figura.

Fonte: Atlas dos oceanos. São Paulo, Martins Fonte, 1994.

Considerando a costa brasileira, é possível inferir que Potiguar, Sergipe e Campos são

A) áreas de exploração de magnésio, amplamente usado na indústria alimentícia e farmacológica.

B) bacias sedimentares que tiveram importante exploração de ouro e diamante durante o Brasil Colônia.

C) bacias sedimentares importantes devido à exploração de petróleo na Plataforma Continental brasileira.

D) áreas de exploração de carvão mineral para atender à demanda da indústria siderúrgica brasileira.

Resolução

Alternativa C.

As áreas citadas são importantes produtores de petróleo no Brasil.

Por: Átila Matias

Artigos relacionados

Como ocorrem as marés?

Você sabe como ocorrem as marés? Descubra em apenas um clique!

Diferença entre mar e oceano

Clique e descubra os critérios para estabelecer a diferença entre mar e oceano!

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Oceanos

Saiba mais sobre os cinco oceanos terrestres. Entenda o processo de formação dos oceanos, as suas principais características e a sua importância socioambiental.