Como ocorrem as marés?

A ocorrência das marés é determinada por um efeito conjunto da Lua e do Sol.

Na figura da esquerda temos a maré baixa e na figura da direita uma maré alta.
Na figura da esquerda temos a maré baixa e na figura da direita uma maré alta.

Um fato que qualquer pessoa que mora à beira-mar observa diariamente e com facilidade é que as águas do mar se movimentam periodicamente subindo e descendo. A esse fenômeno chamamos de Marés. A figura acima mostra o fenômeno de maré baixa e maré alta. Em média, a diferença de nível entre as marés é de 1 metro, mas em certos locais da Terra pode chegar a uma diferença de 15 metros.

Mas o que ocasiona esse fenômeno?

Galileu Galilei tentou explicar o fenômeno das marés pela atração da Lua. Na figura abaixo temos duas situações: na primeira, a Terra está isolada da atração dos corpos. Então, de fato, a água está distribuída uniformemente pela superfície da Terra. Mas sabemos que a Terra não está isolada.

Já na segunda situação, de acordo com Galileu, a atração da Lua provoca um deslocamento das águas do mar produzindo, dessa forma, a maré alta no ponto A e ao mesmo tempo a maré baixa no ponto B. A ideia de Galilei é boa, mas sabemos que acontecem duas marés altas e duas marés baixas por dia, não uma como explicou Galileu.

A explicação correta foi apresentada por Newton usando a Lei da Gravitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje sabemos que as marés são provocadas pelo efeito conjunto da Lua e do Sol, embora o efeito da Lua seja maior que o efeito provocado pelo Sol.

Podemos dizer, então, que em pontos opostos temos duas marés altas e duas marés baixas, alternado a cada 6 horas aproximadamente.

Também temos que levar em consideração o movimento de rotação da Terra que “arrasta” as águas do mar fazendo com que ocorram duas marés altas e duas marés baixas.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Oceano Atlântico

Conheça o Oceano Atlântico e algumas curiosidades sobre ele. Entenda a origem do seu nome e saiba que recursos são encontrados nesse oceano.

Oceano Índico

Conheça o oceano Índico e algumas curiosidades sobre ele. Entenda a origem do seu nome. Saiba que recursos são encontrados no oceano Índico.

Oceanos

Saiba mais sobre os cinco oceanos terrestres. Entenda o processo de formação dos oceanos, as suas principais características e a sua importância socioambiental.

Torricelli

Um pouco da história do físico e matemático Evangelista Torricelli.