Com área de 2.766.889 quilômetros quadrados, a Argentina é o segundo maior país da América do Sul, menor apenas que o Brasil (8,5 milhões de km²). Seu território está localizado, em sua totalidade, ao sul da linha do Equador (Hemisfério Meridional) e a oeste do Meridiano de Greenwich, pertencendo, portanto, ao Hemisfério Ocidental. A Argentina possui fronteiras a oeste com o Chile, a noroeste com a Bolívia, ao norte com o Paraguai, a nordeste com o Brasil e a leste com o Uruguai, além de ser banhada pelo Oceano Atlântico.
O território nacional apresenta regiões de pampas, no centro; planícies férteis do Chaco e da Mesopotâmia, localizadas entre os rios Uruguai e Paraná; planalto da Patagônia; Terra do Fogo, na porção extremo sul; a cordilheira dos Andes e o ponto mais alto do continente americano: o pico Aconcágua, que atinge 6.962 metros acima do nível do mar.
Com mais de 40,2 milhões de habitantes, sendo a maioria de origem europeia, a Argentina é um país altamente urbanizado. A capital, Buenos Aires, é a cidade mais populosa (13 milhões de habitantes), abrigando cerca de um terço dos argentinos. Outras cidades com grande concentração populacional são: Córdoba (1.452.000), San Justo (1.255.288), Rosario (1.203.000).
Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) argentino foi de 328 bilhões de dólares, sendo a segunda maior média sul-americana. A economia nacional é impulsionada pela riqueza mineral, diversificado parque industrial e pela agropecuária. Outro destaque é o vinho, que é produzido na região dos Andes e é exportado para vários países.
Brasão de Armas da Argentina
Dados da Argentina:
Extensão territorial: 2.766.889 km².
Localização: América do Sul.
Capital: Buenos Aires.
Clima: De montanha (a noroeste, sudoeste e oeste), árido tropical (a nordeste), árido frio (a sudeste), temperado continental (ao sul), subpolar (no estremo sul) e tropical (ao norte).
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 23 províncias e a cidade de Buenos Aires.
Atual presidente: Cristina Kirchner.
Idioma: Espanhol.
Religiões: Cristianismo 92,1% (católicos 89,1%, protestantes 2,3%, outros 0,7%), outras (principal: judaísmo) 4%, sem religião 3%, ateísmo 0,9%.
População: 40.276.376 habitantes.
Densidade demográfica: 14,5 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,9%.
População residente em área urbana: 92,21%.
População residente em área rural: 7,79%.
Analfabetismo: 2,4%.
População subnutrida: menor que 5%.
Taxa de mortalidade infantil: 13 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 75 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 96%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 91%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,775 (alto).
Moeda: Peso argentino.
Produto Interno Bruto (PIB): 328 bilhões de dólares.
PIB per capita: 6.636 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, MERCOSUL, OEA, OMC, ONU.