Gás Natural

O gás natural pode ser utilizado como combustível para automóveis
O gás natural pode ser utilizado como combustível para automóveis

Composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, em especial pelo metano, etano, butano e propano, o gás natural é um combustível fóssil e não renovável. Normalmente, ele é encontrado em jazidas associadas ao petróleo, pois o processo de formação é o mesmo, ou seja, decomposição de grandes depósitos de matéria orgânica. O estado gasoso se deve à temperatura ambiente e à pressão atmosférica.

Os custos para a captação, armazenamento e distribuição do gás natural são elevados, necessitando de uma grande estrutura. As tubulações responsáveis pelo envio das fontes produtoras até os consumidores recebem o nome de gasoduto. Um exemplo de gasoduto é o Bolívia – Brasil, onde tubulações operam em alta pressão para transportar o gás boliviano para o território brasileiro. Uma das formas de armazenamento é em cilindros específicos.

Após processado adequadamente para os devidos fins, o gás natural é um excelente combustível para automóveis adaptados e na geração de energia elétrica. Ele também pode ser utilizado no aquecimento de residências e de água. A combustão dessa fonte energética libera gases poluentes na atmosfera, fato que intensifica o efeito estufa, entretanto, se comparado ao uso de outras fontes de origem fóssil (petróleo e carvão mineral), o gás natural provoca menos danos à natureza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente (2011), o gás natural responde por 20% da matriz energética global e, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA), caso se mantenha o padrão de consumo registrado na última década, suas jazidas irão se esgotar em aproximadamente 100 anos. Entre os grandes produtores estão o Canadá, Estados Unidos, Rússia, Bolívia, etc. No Brasil, destacam-se os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Outra forma de se obter gás natural é através da queima de biomassa, sobretudo do bagaço da cana-de-açúcar. Nessa situação, o gás natural passa a se caracterizar como uma fonte energética menos poluente, visto que a queima do bagaço libera apenas o dióxido de carbono (CO2), que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono por meio da fotossíntese realizada pelas plantas.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Carvão Mineral

Principal fonte energética utilizada durante a Primeira Revolução Industrial.

Matriz energética brasileira

Conheça mais sobre a matriz energética brasileira, conjunto de fontes de energia disponíveis no Brasil para o suprimento da demanda energética do país. Saiba quais são os tipos de fontes de energia que compreendem a matriz brasileira, bem como as vantagens e desvantagens desse modelo energético.

Petróleo

Compreenda a importância do Petróleo, a sua origem, distribuição pelo mundo e os principais países consumidores.

Recursos energéticos fósseis

Recursos energéticos fósseis, O que são os recursos energéticos fósseis, Quais os tipos de recursos energéticos fósseis, O petróleo, A formação do petróleo na natureza, O carvão, A formação do carvão na natureza.