Canadá

Segundo maior país do planeta, atrás somente da Rússia, o Canadá está localizado na América do Norte, limitando-se ao sul com os Estados Unidos e a noroeste com o Alasca, que é uma área de posse estadunidense. Seu território, banhado pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Ártico, apresenta grande diversidade paisagística: no oeste ficam as Montanhas Rochosas; a porção norte, com vegetação rasteira de tundra, possui baixas temperaturas e ocorrência de neve entre seis a nove meses durante o ano; o leste é bastante urbanizado, abrigando as principais cidades do país.

No século XVI, os franceses iniciaram o processo de colonização no Canadá. No entanto, na primeira metade do século XVII, os ingleses se instalaram em algumas regiões do país, sobretudo na cidade de Québec. Após 80 anos de confrontos, Inglaterra e França assinaram um tratado de paz, onde foi determinado o controle inglês sobre o Canadá. Esse acontecimento histórico marcou a cultura nacional, visto que os idiomas oficiais são o inglês e o francês.

O Canadá possui cerca de 33,5 milhões de habitantes, que desfrutam de excelente qualidade de vida. Conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a nação apresenta elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,888, ocupando o 8° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 países. Os fatores que contribuem para essa colocação são: praticamente toda a população adulta é alfabetizada, a taxa de mortalidade infantil é de apenas 5 para cada mil nascidos vivos, a expectativa de vida é de 81 anos, o PIB per capta é um dos maiores do mundo – 43.368 dólares.

Com economia altamente desenvolvida, o Canadá está entre as maiores potências do mundo, integrando, inclusive, o G-8 (grupo dos 7 países mais ricos e industrializados, além da Rússia). A mineração é uma atividade de grande importância no país, que detém grandes reservas de petróleo, gás natural, carvão, urânio, ouro, prata, níquel, cobre, molibdênio, zinco, amianto, entre outros. O setor industrial, bastante diversificado, tem como principais segmentos as indústrias de papel, metalurgia, química, petroquímica, mineradoras, telecomunicações, aeroespacial, informática, têxtil e alimentícia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Brasão de Armas

Dados do Canadá:

Extensão territorial: 9.976.139 km².

Localização: América do Norte.

Capital: Ottawa. 

Clima: Temperado continental (maior parte), subpolar (porção norte) e de montanha (porção oeste).

Governo: Monarquia parlamentarista.

Divisão administrativa: 10 províncias e 3 territórios.

Idiomas: Inglês e francês.

Religiões: Cristianismo 76,9% (católicos 43,8%, protestantes 14,5%, sem filiação 13,8%, outros 4,8%), sem religião 12,2%, ateísmo 1,9%, outras 9%.

População: 33.573.467 habitantes. (Homens: 16.624.571; Mulheres: 16.948.896).

Densidade demográfica: 3,3 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,9%.

População residente em área urbana: 80,5%.

População residente em área rural: 19,5%.

População subnutrida: menor que 5%.

Taxa de mortalidade infantil: 5 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 81 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,888 (muito alto).

Moeda: Dólar canadense.

Produto Interno Bruto (PIB): 1,4 trilhão de dólares.

PIB per capita: 43.368 dólares.

Relações exteriores: Apec, Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, G-8, Nafta, OCDE, OEA, OMC, ONU, Otan.

Bandeira do Canadá

Bandeira do Canadá

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

América Anglo-Saxônica

Entenda como é feita a regionalização da América Anglo-Saxônica, os principais problemas desse conceito e a sua funcionalidade prática.

México

Aspectos de uma nação localizada na América do Norte.