América Anglo-Saxônica

A América Anglo-Saxônica corresponde à regionalização do continente americano que engloba os Estados Unidos e o Canadá.

A América Anglo-Saxônica corresponde a uma divisão regional do continente americano que agrupa aqueles países de filiação linguística inglesa e que possuem relações históricas com o Reino Unido, a saber: Estados Unidos e Canadá. Todavia, existem outros países americanos que utilizam a língua inglesa como idioma oficial e que não fazem parte dessa região, a exemplo das Bahamas e da Jamaica, bem como algumas regiões canadenses que falam o francês, caso da província de Quebec.

Na verdade, em termos práticos, a América Anglo-Saxônica diz respeito mais a uma divisão regional econômica do que propriamente etnolinguística, pois os EUA e o Canadá são os únicos países desenvolvidos existentes nas Américas. Os demais países integram a América Latina, que envolvem todos os países centro e sul-americanos, além do México.

A expressão “anglo-saxão” faz referência aos povos germânicos que venceram os bretões e passaram a habitar a Inglaterra. Desde então, quando se fala em “mundo anglo-saxão”, fala-se de toda a derivação territorial conquistada a partir da descendência inglesa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há algumas classificações que consideram como América Anglo-Saxônica, além dos dois países citados, a Guiana na América do Sul e Belize na América Central. Mas como ressaltamos anteriormente, trata-se de uma regionalização imperfeita, pois não contempla a totalidade dos países que foram colonizados ou diretamente incorporados ao Reino Unido.

Se considerarmos o termo “anglo-saxão” ao pé da letra, com todos os países americanos que falam inglês, a América Anglo-Saxônica seria composta pelos seguintes países:

- Antígua e Barbuda

- Belize

- Barbados

- Bahamas

- Canadá

- Dominica

- Estados Unidos da América

- Granada

- Jamaica

- São Cristóvão e Nevis

- São Vicente e Granadinas

- Santa Lúcia

- Trinidad e Tobago.

Estados Unidos e Canadá, os dois países da América Anglo-Saxônica

Estados Unidos e Canadá, os dois países da América Anglo-Saxônica

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

América Latina

As principais características e informações referentes à região da América Latina.

Canadá

Aspectos de uma grande potência econômica global.

Divisões Regionais da América

Conheça detalhadamente os fatores que influenciaram a elaboração das divisões regionais da América!

Nafta

O Nafta e suas principais características nos planos econômico e comercial.