Setor primário da economia

O setor primário da economia envolve atividades predominantemente rurais.

No setor primário, matérias-primas e alimentos são produzidos
No setor primário, matérias-primas e alimentos são produzidos

O Setor primário da economia é o responsável pelo uso e exploração das matérias-primas, que são recursos naturais utilizados tanto para consumo direto quanto para a posterior transformação em mercadoria artesanal, manufaturada ou industrializada. Esse setor recebe esse nome por ter sido o primeiro a se desenvolver ao longo da história da humanidade, envolvendo atividades como o extrativismo, a agricultura e a pecuária.

O extrativismo corresponde à retirada e exploração de recursos naturais já previamente disponíveis na natureza, ou seja, cuja existência e quantidade não são controladas pelas atividades humanas. Assim, há vários tipos de extrativismo, com destaque o mineral (minérios e rochas), vegetal (frutos, vegetais, madeira) e animal (caça e pesca). Trata-se de uma importante atividade econômica que, quando realizada de forma equilibrada, não apresenta significativos impactos ambientais.

Extração de látex da seringueira: exemplo de extrativismo vegetal
Extração de látex da seringueira: exemplo de extrativismo vegetal

A agricultura envolve o controle dos elementos vegetais, através do cultivo, para a produção de matérias-primas para a indústria e também para a geração de alimentos. Nos tempos pré-históricos, foi a descoberta e o desenvolvimento da agricultura que permitiram a formação de sociedades, antes nômades, em locais fixos, contribuindo para a consolidação das primeiras cidades e suas respectivas civilizações. Antes do advento da Revolução Industrial a partir do século XVIII, era a agricultura quem comandava o ritmo da economia em todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A atividade agrícola atua na produção de alimentos e matérias-primas a partir do cultivo
A atividade agrícola atua na produção de alimentos e matérias-primas a partir do cultivo

Além da agricultura, outra atividade bastante importante é a pecuária, que envolve o cultivo de vários tipos de gado, como o boi, o porco, a ovelha e a galinha. Além da carne dos animais, são utilizados outros produtos, como o leite e os seus derivados, a pele dos animais e até remédios. Em outros casos, são utilizados os animais como meio de transporte ou entretenimento.

Criação de porcos com regulamentação tecnológica, uma tendência atual da pecuária
Criação de porcos com regulamentação tecnológica, uma tendência atual da pecuária

É importante destacar que agricultura e pecuária, muitas vezes, encontram-se interligadas, pois ambas utilizam o mesmo espaço e operacionalizam-se a partir da transformação do meio natural, com a derrubada da vegetação para a construção de campos de cultivos e pastagens.

Todas as atividades ligadas ao setor primário ocorrem predominantemente no meio rural, ou seja, nos espaços não ocupados por médias e grandes cidades. No entanto, também é possível visualizar atividades primárias no espaço urbano, como a horticultura e a agricultura em pequena escala, apesar de isso ser algo cada vez menos comum.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

A pesca artesanal e comercial nos oceanos

pesca artesanal e comercial nos oceanos, seres vivos, climáticas, planetas, homem, vida marinha, sal, transporte, águas, peixes, atividade extrativa, pescador, mercado local, pescado, embarcações, fauna marinha.

As características da pecuária

As características da pecuária, Quais são as características da pecuária, O que é pecuária, Quais são os tipos de pecuária, Como é praticada a pecuária.

Dinâmica dos setores da economia

Conheça os três setores da economia e suas dinâmicas nas várias economias do mundo.

Estrutura Econômica

Estrutura Econômica, setores da economia, definições de PEA, PEI, setor primário, setor secundário e setor terciário.

Matérias-primas

O conceito de matérias-primas, os tipos e classificações, bem como o papel estratégico delas para a economia e para o funcionamento das sociedades.

O Espaço Rural

O Espaço Rural, O que é O Espaço Rural, Como desenvolve o O Espaço Rural, O Espaço Rural e o minifúndios, O Espaço Rural e o latifúndio, O Espaço Rural e as relações de trabalho no campo.

Pecuária extensiva e intensiva

Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas e entenda as diferenças entre pecuária extensiva e intensiva!

Setor secundário da economia

Confira algumas informações sobre o setor secundário da economia e fique por dentro do funcionamento das atividades industriais e sua relação com o espaço e a sociedade.

Setor terciário

Entenda o que é e como se estrutura o setor terciário, o campo que mais gera empregos no estágio atual de desenvolvimento das sociedades.

Setor terciário no Brasil

Entenda o processo de crescimento do setor terciário no Brasil e como a economia brasileira estrutura-se atualmente.