Setor terciário

O setor terciário, por envolver a prática do comércio e dos serviços, é o que mais gera empregos e movimenta a economia das cidades atualmente.

O telemarketing é um exemplo da prestação de serviços no setor terciário
O telemarketing é um exemplo da prestação de serviços no setor terciário

O setor terciário é o campo da economia que abriga a área do comércio e também dos serviços, além de outras atividades econômicas, tais como o turismo. Esse termo enquadra-se à divisão da economia que determina o setor primário (agropecuária e extrativismo), o secundário (transformação de matérias-primas e produção de energia) e o terciário, que é o maior dentre os setores e também aquele que mais emprega na atualidade.

Esse setor da economia oferece diversos tipos de produtos para a sociedade, tanto bens materiais quanto bens imateriais. Os bens materiais são as mercadorias produzidas ao longo dos setores primário e secundário e comercializadas no terciário. Já os bens imateriais referem-se aos serviços, ou seja, à mão de obra prestada para o atendimento da população, tais como os professores, advogados, médicos, garçons, vigilantes, pedreiros, empregados domésticos e muitos outros.

No caso do comércio, há uma variação muito grande de escalas, podendo ir desde as empresas multinacionais que realizam transações comerciais milionárias, atingindo um irrestrito mercado consumidor, até o vendedor ambulante informal. Aliás, a informalidade vem se tornando um dos mais notórios traços da atuação do setor terciário da economia.

A atividade comercial é um dos pilares do sistema capitalista. Ela é responsável por garantir a circulação de capitais e a proliferação de mercadorias e consolidou-se ainda mais evidentemente com a chamada “economia de mercado”, marcada pela predominância da propriedade privada no contexto do funcionamento das práticas econômicas. Como tudo no sistema atual é vendido, comprado e transportado em forma de renda, lucro e capital, o comércio exerce então um papel central.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O setor terciário, como já salientado, é o que mais gera empregos e concentra investimentos. O crescimento desse setor aconteceu inicialmente nos países desenvolvidos e atinge, atualmente, os países emergentes, tais como o Brasil, que possui mais de 60% de suas atividades concentradas nesse campo. Países como os Estados Unidos apresentam a renda e o emprego vinculados em quase 70% ao setor terciário, deflagrando um processo global de terciarização da economia. Cresce, sobretudo, o número de empresas ditas terceirizadas ou prestadoras de serviços.

Em um mundo em que o setor primário e o secundário empregam cada vez mais em virtude da máxima mecanização de suas atividades, o setor terciário torna-se o ponto de vinculação da maior parte da população, o que se revela no espaço geográfico principalmente com o crescimento das cidades. Afinal, é o espaço urbano quem concentra, com maior ênfase, o número quase total das atividades comerciais e de serviços.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Capitalismo

Capitalismo, O que é Capitalismo, Como se desenvolve o Capitalismo, Quando teve início o Capitalismo, Onde surgiu o Capitalismo, Os problemas provocados pelo Capitalismo, As principais características do Capitalismo, Quais países utilizam o Capitalismo.

Dinâmica dos setores da economia

Conheça os três setores da economia e suas dinâmicas nas várias economias do mundo.

Estrutura Econômica

Estrutura Econômica, setores da economia, definições de PEA, PEI, setor primário, setor secundário e setor terciário.

Organização Mundial do Comércio (OMC)

Como surgiu, como funciona e quais são as principais características da OMC.

Setor primário da economia

As principais características e exemplos de atividades econômicas ligadas ao setor primário.

Setor secundário da economia

Confira algumas informações sobre o setor secundário da economia e fique por dentro do funcionamento das atividades industriais e sua relação com o espaço e a sociedade.

Setor terciário no Brasil

Entenda o processo de crescimento do setor terciário no Brasil e como a economia brasileira estrutura-se atualmente.