As características da pecuária

A criação de gado é uma das práticas da pecuária.
A criação de gado é uma das práticas da pecuária.

As atividades econômicas são desenvolvidas no campo e na cidade. As atividades rurais estão divididas em agricultura e pecuária. No entanto, às vezes são estudadas de forma unificada: a agropecuária.

Basicamente, pecuária é a domesticação de animais realizada por meio da aplicação de técnicas e que tem como finalidade a comercialização. Geralmente, a pecuária é vinculada somente à produção bovina, porém esta não é a única, ainda podemos citar a suinocultura, eqüinocultura, avicultura, cunicultura, apicultura, piscicultura, ranicultura, entre outras.

As criações têm dois destinos: a subsistência e a comercialização. A pecuária é responsável pela produção de matérias-primas para a indústria têxtil e de alimentos. Na produção têxtil, são fabricados couros, ossos, chifres, entre outros. Já na indústria de alimentos, a atividade fornece carne, leite, ovos, etc.

Sem dúvida, a participação da pecuária que mais se destaca é a produção de carne e as criações fornecedoras são as de suínos, bovinos, bufalinos, ovinos, caprinos e aves. A produção leiteira também é muito importante, o leite é extraído de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos.

A pecuária pode ser desenvolvida de duas formas básicas: a pecuária intensiva e a pecuária extensiva, as quais se diferenciam de acordo com o nível de tecnologia empregado na produção. Na pecuária intensiva, os animais recebem cuidados relacionados à saúde, além de alimentação balanceada e demais cuidados, o que favorece um aumento significativo da produtividade. Já na pecuária extensiva, os animais são criados soltos em grandes extensões de terra sem receber grandes cuidados, fatores que implicam em uma baixa produtividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Agricultura

Clique e entenda o que é agricultura, sua origem, história e suas características fundamentais.

Agricultura familiar

Saiba mais sobre a agricultura familiar e entenda suas características e importância.

Agricultura intensiva

Clique e entenda o que é agricultura intensiva e como essa modalidade tem mudado a produção agrícola.

Agrossistemas

O conceito de agrossistemas e os principais tipos de sistemas agrários segundo os diversos critérios de classificação.

Matérias-primas

O conceito de matérias-primas, os tipos e classificações, bem como o papel estratégico delas para a economia e para o funcionamento das sociedades.

O Espaço Rural

O Espaço Rural, O que é O Espaço Rural, Como desenvolve o O Espaço Rural, O Espaço Rural e o minifúndios, O Espaço Rural e o latifúndio, O Espaço Rural e as relações de trabalho no campo.

Pecuária extensiva e intensiva

Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas e entenda as diferenças entre pecuária extensiva e intensiva!

Pecuária no Brasil

Conheça as principais características e tipos de pecuária no Brasil.

Reforma Agrária

Reforma agrária, O que é a Reforma agrária, Quando teve início as discussões sobre a Reforma agrária, Quais são as finalidades da Reforma agrária, Os movimentos que lutam pela implantação da Reforma agrária.

Revolução Verde

Clique aqui e entenda o processo da Revolução Verde. Saiba quais são as suas principais características, vantagens e desvantagens.

Setor primário da economia

As principais características e exemplos de atividades econômicas ligadas ao setor primário.